Sei… conselho se fosse bom não se dava de presente, se vendia. Por isso tem muita gente ganhando dinheiro fazendo consultorias. E uma coisa a vida me ensinou mesmo levando na cabeça, aprendi que todo conselho deve ser questionado, não importa de quem ele venha (por isso, leitor, questione esse meu conselho).
Uma primeira situação que aprendi é que não devemos fechar os olhos e aceitar como verdade algo que foi dito, só porque parece que o outro tem mais experiência que a gente. Até pode ser uma estrela, alguém mais velho, alguém que faz bonito nas redes sociais, nas palestras, nos eventos e no meio empresarial, mas na hora do vamos lá…
Se o que é verdade para a vida daquele conselheiro e o que ele aconselha para nós é diferente para nossas vidas, o que ele tenta ensinar deve ser questionado.
Quando uma pessoa diz algo, mas age de outra forma, com certeza terá dificuldades para ser acreditado e com certeza, pra ser um líder. Isso porque o que mais conta são os exemplos. Líder é aquele que os princípios são os mesmos para ele, seus familiares e seus funcionários.
Líder não é o que está à frente, com o cargo. Por isso o velho ditado que diz que “todo líder pode ser um gerente, mas nem todo gerente pode ser líder”.
Uma principal característica a ser desenvolvida por quem quer desenvolver sua liderança é a comunicação. Antigamente por preconceito de que o líder tinha que entender de tudo podíamos dizer que quem comandava era o que detinha o conhecimento, hoje não tem como, pela enxurrada de informações novas todos os dias. Atualmente, detém o poder quem sabe perguntar, pois desde pequenos aprendemos somente a responder e uma pergunta certa e de forma assertiva poderá desatar muitos nós.
Se o indivíduo sabe questionar, ele se cercará de pessoas que podem responder, desde situações técnicas como outras mais simples do dia a dia. Se sabe questionar e consegue as respostas, sabe se comunicar e gera confiança. Se consegue a confiança, gera um ambiente seguro. E, em um ambiente seguro é possível se discutir metas, delegar tarefas, desenvolver a criatividade da equipe e com certeza, exercer com plenitude um comando saudável.
Algumas técnicas de comunicação podem ser suas aliadas para exercer sua liderança. Fale a verdade – incrível como alguns líderes ainda escondem fatos, como a expansão da empresa, um novo comando ou algo assim. Não precisa contar tudo, mas se decidir contar algo, que seja verdadeiro e sincero. Seja discreto – nada de comentar com terceiros informações que lhe confiaram. Aprenda a ouvir – pode falar pelos cotovelos, mas saiba ouvir. Deixe o outro se expressar, pois se você falar por ele, nunca saberá qual a real necessidade ou contribuição que a pessoa poderá lhe trazer. O corpo fala – se suas palavras não condizem com sua expressão corporal, as pessoas ficarão inseguras no que acreditar. Gestos – tenha equilíbrio nos gestos, fale com as mãos, mas cuidado pra não intimidar seu interlocutor, gesticulando exageradamente. Seja cauteloso – será que a outra pessoa está compreendendo o que está explicando? Lembra do artigo da semana passada? “comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro compreende”.
Enfim, ser líder é ser alguém de confiança, que tem coerência no que comunica, em palavras e em atos. Lembre-se, cada pessoa atribui um significado diferente às palavras, o líder é aquele que compreende isso, respeita e orienta, quando percebe que pode contribuir. Sua verdade nem sempre é soberana, respeitar as diferenças é imprescindível para a liderança.
Uma coisa tenha certeza: o líder que não consegue se comunicar, não consegue ocupar seu espaço de liderança.