• Carregando...
Minha foto
Minha foto| Foto:

Virada de ano normalmente é a hora de se fazer balanços, seja na vida pessoal ou na profissional.

Resolvi ficar nessa receita também, pois me lembrei das tais das metas e de muitas histórias que vivenciei em minhas andanças em empresas e consultorias.

Aproveite esse momento, junto com as sementes de romã, pular sete ondas, usar determinadas cores, e prometa que irá pensar comunicação com mais responsabilidade e profissionalismo para os próximos anos. Fazer de forma amadora, estará transmitindo uma imagem de incompetência e irresponsabilidade. Dia desses quase enfartei quando vi uma comunicação de uma grande empresa! Sem designer, sem estrutura, sem foco, com certeza… sem resultado.

As estratégias de comunicação devem estar alinhadas com as estratégias da empresa. Se o gestor não tiver essa atenção, não conseguirá destacar seus diferenciais competitivos.

Ano novo é o momento de se desgarrar do que não lhe traz mais prazer, certo? Aproveite e abandone modelos antigos de gestão. Se você trabalha só com metas, está ultrapassado… Cada vez mais os números precisam de significados para que a gestão consiga evoluir e trazer resultados. Percebeu? Pule uma onda do mar pensando nisso!

Quando as ferramentas ficam mais importantes que as estratégias, naturalmente a organização mata talentos internos. Se preocupar mais com o site, com o jornal interno do que primeiro realizar um plano de envolvimento de toda a equipe com a estratégia da empresa, com uma ação de comunicação interna, é contribuir para que a empresa não tenha sustentabilidade nenhuma. Nem social nem econômica… Percebeu? Outra onda…

Se destaco um atributo somente para o público interno, os clientes percebem. Se destaco somente para o externo, os colaboradores criam resistência. Isso! Agora caia de corpo inteiro no mar!

A estratégia deve ser de força de marca e isso só pode ser realizado destacando os atributos nas ações de comunicação.

Normalmente o gestor começa a trabalhar pelas metas e não com foco em indicadores para estudar o processo de venda, de relacionamento, enfim, de tudo o que a empresa quer para o seu desenvolvimento. Conhecer os atributos de sua empresa, significa fazer uma gestão integrada, onde todos os setores se complementam e crescem. Não há um setor mais importante que o outro, gente, é a mesma empresa… E “dê-lhe” remédio para o estômago, pra aguentar o estresse interno. Outra onda? Hum… mais duas são suficientes?

Quando a comunicação desconhece os atributos da empresa, os releases, por exemplo, passam a ser comerciais e por isso, raramente são aceitos pelas redações. Os fatos que noticiam ficam restritos a eventos, a temas pontuais e por isso, não criam relacionamento com a mídia. E olha, que só estou falando de uma ferramenta de comunicação. As outras, são influenciadas da mesma maneira. Ações pontuais e desconexas do planejamento da empresa. Podem pular umas três ondas aqui…

Bem, agora, já renovados pela água salgada do mar, desejo que para 2016 você crie metas destacando os atributos de sua empresa e que perceba a importância de todos se sentirem parte do sucesso!

Fazer e não comunicar é o mesmo que não existir! Esse meu mantra para o ano que vem!

Um Natal abençoado e que no próximo ano sua vida seja repleta de realizações prazerosas e de bons resultados, de curto e longo prazos!

Não vai pro mar? Pule de cima de uma cadeira, como todos os anos minha querida irmã Vera faz. E olhe que ela é muito feliz!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]