Nos Estados Unidos, 11% das cervejas consumidas são cerejas especiais. No Brasil, o número é de 0,7%. Os outros 99,3% representam as cervejas mainstream, quase a unanimidade do mercado cervejeiro brasileiro. São aquelas mais populares nas prateleiras do comércio, como Skol, Brahma, Antarctica, Itaipava e etc…
A India Pale Ale (IPA) da cervejaria curitibana Bier Hoff
As cervejas especiais possuem processos de produção mais cuidadosos com ingredientes e técnicas. Por isto, são receitas mais complexas em sabor, aromas e até aparência. Embora o consumo das cervejas especiais pelo brasileiro pareça ínfimo devido ao número apresentado anteriormente, ele tem aumentado. Estamos cada vez mais atentos à qualidade.
Rótulos que seguem a escola cervejeira belga
Investir nas cervejas especiais significa beber menos e com mais qualidade. É uma experiência sensorial que eleva o paladar e outros sentidos. Aos poucos, com a prática e muita atenção, vão sendo percebidos os aromas e sabores diferentes de cada cerveja. O conhecimento se eleva e fica cada vez mais interessante (e delicioso).
São mais de 50 estilos de cerveja existentes. Desde a suavidade das Lagers ao amargor de uma India Pale Ale, o sabor de chocolate das Porters, o evidente adocicado de cereja das Krieks e até as notas de vinho de uma Barley Wine. O mundo cervejeiro é tão infinito, encantador e repleto de especiarias quanto o universo da gastronomia.
A Imperial Poter escocesa Ola Dubh, envelhecida em barril de whisky 12 anos
Isso significa que as cervejas populares brasileiras são ruins? Não necessariamente. Elas cumprem exatamente o que propõem: são leves, refrescantes e têm baixo teor alcoólico – perfil característico das Lager, o estilo de cervejas ao qual pertencem. Se a ideia for passar muitas horas bebendo em maior quantidade, é na Lager que você deve apostar.
Para entender o mundo cervejeiro com mais profundidade, conheça o curso Sommelier de Cerveja da Universidade Positivo. O 501 Bares integrou a última turma e até mostrou um pouco das aulas nas redes sociais. Siga o Instagram (@501bares) e curta a página do Facebook (/501bares).
Início de produção de uma English IPA em sala de aula na Universidade Positivo
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Braga Netto é o segundo general quatro estrelas preso na história do Brasil
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético