Ouça este conteúdo
São setenta anos de design e de parte da história da Itália. Uma viagem dedicada a um dos ambientes domésticos mais importantes dos italianos: a cozinha. Na cidade de Modena, no coração da região da Emília-Romanha, no centro do país, foi inaugurado, no início deste ano, o primeiro museu dedicado à história dos eletrodomésticos: o Cubo.M. O espaço foi idealizado e realizado pela Bompani, tradicional marca de cozinhas na Itália, fundada em 1954.
O visitante será transportado no tempo e poderá conhecer um pouco mais dos modelos originais de cada época, imagens históricas, vídeos e entrevistas. Destaque para as cozinhas dos anos 50 e 60, décadas do "boom econômico" do país, caracterizado por eletrodomésticos inovadores em relação ao design e pela alta tecnologia nas cozinhas. Mas não é só: o futuro também é parte importante no museu com o advento da energia solar, aparelhos sustentáveis e inteligentes e até mesmo o uso de aplicativos que ajudam na hora de cozinhar. "Com a inauguração deste museu, realizamos um antigo sonho. Nossa intenção era recordar a epopeia de uma tradicional marca de eletrodomésticos italiana e mostrar um pouco da história da cozinha do nosso ponto de vista", comentou o CEO da Bompani, Enrico Vento.
Fechado devido a pandemia, o museu, por enquanto, poderá ser "visitado" virtualmente acessando o site http://cubom.bompani.it/