Caríssimos, não ia escrever hoje, mas fui forçado por uma notícia histórica: Chinese Democracy, o mais demorado, caro e aguardado álbum da história está disponível HOJE para audição no perfil do Guns’N’Roses no MySpace. É sério! Bom, vocês sabem que o lançamento oficial será no próximo domingo, nos Estados Unidos, quando a Geffen Records vai oferecer o álbum por intermédio da rede de artigos eletrônicos Best Buy… no resto do mundo, o disco será comercializado no varejo tradicional a partir da próxima semana. Mas desde hoje já dá para conhecer o fruto de 15 anos de trabalho (!?), 18 músicos convidados e mais de US$ 13 milhões consumidos por Axl Rose desde que iniciou o projeto, na longínqua primeira metade dos anos 90.
Por conta dessa epopéia e das incontáveis prorrogações do seu lançamento, Chinese Democracy já tinha virado folclore e motivo de piada: chegou-se a comentar que a democracia seria realmente instituída na China antes que Axl Rose terminasse o seu álbum; os californianos do Offspring (que estiveram na semana passada em Curitiba) ameaçaram batizar o seu disco lançado em 2003 como “Chinese Democrazy”, para tirar uma casquinha de Axl; e a indústria de refrigerantes Dr. Pepper prometeu uma lata do seu produto a cada cidadão norte-americano se o álbum fosse lançado. Mas o fato é que agora o álbum existe, e o mundo pode finalmente saber o que restou da banda que chocou o mundo a partir de 1987, quando foi lançado o “destruidor” Appetite for Destruction.
Produzido por Axl e Caram Costanzo, engenheiro de som de bandas como Pearl Jam e Rage Against the Machine, o disco tem 14 músicas – incluindo a faixa-título, lançada mundialmente no mês passado, e “Shackler’s Revenge”, que está na trilha do game Rock Band 2. É o primeiro registro de composições inéditas da “banda” (Axl é o único remanescente da formação original) desde 1991, quando foram lançados os álbuns duplos Use Your Illusion I e II. Izzy Stradlin, ex-guitarrista do Guns, disse que ouviu algumas músicas e gostou. E vocês, o que acharam? Eu vou ouvir e na seqüência escrevo as minhas impressões, mas vou avisando que sou um gunner convicto – até já disse aqui que a primeira audição de “Sweet Child O’Mine” mudou a minha vida para sempre. Tomara que ele não me decepcione… enquanto isso, que tal ver de novo o clipe de “Sweet Child O’Mine” pra matar a saudade?
***
O Bombeiro de Paul
Um pouco eclipsado pelo lançamento do álbum do Guns’N’Roses, também está disponível no MySpace desde hoje o novo álbum do The Fireman, projeto de Paul McCartney com o produtor Martin Youth Glover. Ele se chama “Electric Arguments” e chega às lojas na terça-feira, mas já pode ser ouvido no perfil da banda. Amanhã eu volto para falar da Cyndi Lauper… Fui!
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS