Saudações, meus notívagos de estimação! Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta disposto a transformar este pardieiro virtual num endereço realmente útil para quem se interessa pela vida noturna de Curitiba. Mas, para isso, preciso da ajuda de vocês.
E a primeira iniciativa desta faceta “funcional” do blog será um guia interativo dos BBBs (Botecos Bons e Baratos) da cidade. Sabe aqueles lugares simpáticos, com preços honestos e que não cobram entrada, consumação e às vezes nem taxa de serviço? Uma espécie de terra prometida para os adeptos do happy hour ou para quem almeja um bom quorum numa festinha de aniversário com o pessoal da “facu” ou da “firma” – sim, porque não faltam amigos pão-duros que reclamam de pagar R$ 10 para te dar os parabéns num boteco.
Um bom exemplo de BBB curitibano é o Quermesse Petiscos & Comida Caseira, que fica no Bom Retiro, na Rua Carlos Pioli, 1.513. Inspirado nas tradicionais quermesses (festas das igrejas em homenagem a santos padroeiros) do interior, o bar é simpático e aconchegante. É todo decorado com bandeirinhas, peças e objetos típicos, além de referências às barraquinhas de comidas e brincadeiras características. O cardápio oferece comida caseira a la carte e uma boa variedade de petiscos tradicionais de quermesse e porções de boteco. A casa funciona de segunda a sábado – para almoço, das 11 às 14 horas, e para o happy hour, a partir das 18 horas – e, segundo informa o site, não cobra entrada nem taxa de serviço. Mais detalhes pelo telefone (41) 3026-6676.
Outro é o Cana Benta (Rua Itupava, 1.431), um dos braços da “holding” Canabrava, que inclui ainda a Cantina do Délio, Banoffi Bistrô & Confeitaria, Maria Polenta e Picanha Brava. A casa, um dos muitos bares da cidade que remetem aos antigos armazéns, é um autêntico boteco – com seus petiscos e conservas. E não cobra entrada. Informações pelo telefone (41) 3018-6898 ou neste site.
Um terceiro é o Capitu Bar e Restaurante (Rua Dr. Goulin, 242), que funciona de terça a sexta, das 11h30 às 15 horas e das 18 horas à meia-noite, e aos sábados e domingos das 12 às 16 horas. Com inúmeras referências à obra de Machado de Assis, a casa é especializada em picanha – com destaque para o rodízio Dom Casmurro.
Meus seguidores (não sou o Inri Cristo, mas também tenho seguidores!) no Twitter indicaram mais alguns “botecos amigos do bolso”: Jabuti Bar (dica da @luaspecian), Mercearia Fantinato (que, segundo a @paulalas tem a melhor carne-de-onça da cidade), O Pensador (@schutze), Durva (@tiagolupepic), Parangolé (@EvertonHCardoso), Chinasky, Xixo e A Venda (@dougspadotto), entre outros.
Que mais?
A ideia, além de dar visibilidade aos bares que se recusam a te dar uma “facada”, é fazer deste post um guia interativo permanente – que possa ser alimentado sempre que você conhecer um BBB. Se vingar, você pode cadastrar esta página nos seus Favoritos e conferir periodicamente as últimas dicas dos internautas. Bora aumentar essa lista?
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; assista ao Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião