• Carregando...
E se o Presídio do Ahú virasse um centro cultural?
| Foto:

Olá, pessoal! Cá estou, de volta pro meu aconchego, com esse assunto palpitante entreouvido na semana passada, durante o lançamento da macrossérie O Astro no Presídio do Ahú: por que não transformá-lo num grande centro cultural, a exemplo do que fez a capital de Pernambuco com a antiga Casa de Detenção do Recife? Desde 1976, a antiga cadeia é uma das principais atrações turísticas daquela cidade, a Casa da Cultura de Pernambuco. O insight foi do diretor de produção e programação da RPC TV, Carlyle Ávila, e eu achei a ideia brilhante. Muito melhor do que o projeto atual para o Presídio do Ahú, que pretende adaptá-lo para receber o novo Centro Judiciário de Curitiba.

Em Recife, as características da prisão foram preservadas, e as antigas celas viraram 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes – com exceção de uma, mantida exatamente como era na época em que os presos viviam lá. O pátio externo hoje abriga uma área para shows e manifestações populares e folclóricas, além de uma praça de alimentação com a gastronomia típica da região. O espaço inclui ainda teatro, concha acústica e anfiteatro externo, o Museu do Frevo e também a sede de entidades culturais como o Balé Popular do Recife, a Federação de Teatro de Pernambuco, a Associação de Capoeira e a Associação dos Lojistas da Casa de Cultura, entre outras.

Antônio More/Gazeta do Povo
O Presídio do Ahú, visto de dentro, durante o lançamento de O Astro: espaço seria perfeito para virar centro cultural.

Tudo bem, podemos não ter a tradição da capital pernambucana em artesanato, gastronomia e cultura popular, mas temos artistas suficientemente bons para viabilizar a ideia. Os artesãos que expõem na Feirinha do Largo da Ordem, por exemplo, poderiam alugar lojas lá. Outras áreas do presídio poderiam ser adaptadas para teatro, cinema e música, o que seria muito bem recebido pelos artistas daqui e de fora. Sem falar na possibilidade de se criar um espaço decente para shows, o que não existe em Curitiba.

Creio que o prédio também deveria ser tombado, até por ter sido o primeiro hospício de Curitiba. Além disso, algumas das celas e uma parte das galerias poderiam ser mantidas como estão, para servirem de locação para filmes, novelas ou séries com cenas de cadeia – o Presídio do Ahú é considerado hoje um dos melhores cenários do país para produções desse tipo. Não é à toa que longas-metragens como Estômago e 400 Contra 1, séries como O Astro, curtas como A Fábrica e até videoclipes como “Pernambuco Chorou”, do Terminal Guadalupe, foram rodados ali.

Divulgação
Rodrigo Lombardi e Francisco Cuoco gravam O Astro no Presídio do Ahú: melhor locação para produções do gênero no país.

Alô, prefeito Luciano Ducci: eis aí uma boa oportunidade para mostrar que a prefeitura pode ser “amiga da família” sem se tornar inimiga da arte, da cultura e do lazer, como tem parecido. E vocês, o que acham da ideia?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]