| Foto:

Senhores boêmios, o assunto hoje é saúde pública. Sim, porque, em tese, um dos ambientes mais propícios para a propagação do vírus da gripe suína (ou influenza A-H1N1, como querem os especialistas) são as casas noturnas – ou boa parte delas, pelo menos. Em sua maioria, elas são ambientes fechados, com pouca circulação de ar e que reúnem muitas pessoas, certo?

CARREGANDO :)

Calma, não pretendo espalhar o pânico e nem tenho vocação para arauto do apocalipse. Tampouco quero bombardear a nossa vida noturna. Vivo disso, e vou continuar saindo à noite – tanto para a Gazeta, como para cantar com a DeLorean e também por diversão pura e simples. Não sou hipocondríaco, não ando de luvas cirúrgicas nem durmo numa câmara hiperbárica.

Publicidade

Mas vou começar a prestar atenção em alguns detalhes e adotar algumas medidas. Como lavar as mãos (com água e sabão) com mais freqüência; evitar compartilhar copos e talheres; e levar lenços descartáveis para cobrir o nariz e a boca sempre que for tossir ou espirrar. Também defendo que quem estiver gripado (ainda que seja gripe comum) não deve pegar balada, para evitar a contaminação – e a desconfiança. Se tiver febre acima de 38º, tosse e/ou dor de garganta, então, é bom usar máscara e procurar imediatamente o seu médico ou uma Unidade de Saúde.

Os empresários da noite, por sua vez, deveriam orientar seus clientes sobre esses procedimentos e instalar sistemas de exaustão e circulação de ar mais eficientes. Como eu falei no Twitter, se não investiram antes para tornar o ar mais respirável e combater a fumaça de cigarro, que o façam agora para evitar a nova gripe.

Nesta semana, conforme me adiantou o Luciano Bartolomeu, um dos diretores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Curitiba, os estabelecimentos filiados devem começar uma campanha em parceria com a Vigilância Sanitária, com cartazes e folhetos educativos. Mas é bom ficarmos com as barbas de molho… e vocês, o que vão fazer para se prevenirem da gripe suína na noite?

***

Eis um exemplo de que eu sou um defensor da nossa vida noturna: o convite para criarmos uma lista com os BBBs (Botecos Bons e Baratos) de Curitiba. Acesse aqui, indique os seus preferidos e coloque a página nos seus Favoritos, para consultas futuras. Eu me comprometo a entrar com frequência para aprovar os comentários.

Publicidade