Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Fim do terror na fiscalização das casas noturnas

Olá, meus boêmios de estimação! Trago uma boa notícia para quem frequenta a noite curitibana. Se você já passou pelo constrangimento de ser mandado(a) embora de uma casa noturna interditada durante uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), pode comemorar: em reunião com as entidades que representam os empresários da noite, a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a coordenação das Aifus decidiu aceitar os protocolos das licenças, vistorias ou pedidos de renovação do alvará nas operações. Além disso, os estabelecimentos em que for constatada alguma irregularidade ganharam um prazo de 30 dias para corrigir a situação.

Divulgação/Sesp
Ação Integrada de Fiscalização Urbana na Rua São Francisco: acordo razoável.

Na prática, com essa decisão, acaba o clima de terror que acometia empresários e frequentadores da noite em cada operação. Conforme informei nesta matéria, publicada no dia 1.º, os empresários não se opunham à fiscalização, mas reclamavam da maneira como ela era feita – com policiais armados e uma força desproporcional à natureza das ações. Quem visse de fora ou estivesse chegando a um estabelecimento visitado por uma Aifu, era levado a crer que algo muito grave deveria estar acontecendo – prisão de um traficante ou mesmo um possível homicídio –, tamanho era o aparato utilizado.

Na minha modesta opinião, o acordo é bem razoável e vem em boa hora. E vocês, o que acham disso tudo?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.