*UPDATE*
Ilustres baladeiros, interrompo o sacrossanto dolce far niente das minhas férias para lembrá-los de um acontecimento importantíssimo para quem se interessa pela vida cultural de Curitiba: hoje, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010, é o dia D da Pedreira Paulo Leminski. Em audiência pública marcada para as 14h30 na 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba (Rua Mauá, 920 – Alto da Glória), o juiz Douglas Marcel Perez vai decidir se a Pedreira será liberada ou não para a realização de shows e grandes espetáculos. Eu estarei lá, acompanhando os integrantes do movimento A Pedreira é Nossa!, para testemunhar in loco o resultado da audiência.
Em dezembro do ano passado, o juiz Douglas Marcel Perez recebeu do vereador Jonny Stica (PT) – um dos idealizadores do movimento – o abaixo-assinado eletrônico contendo cerca de 11,6 mil assinaturas pela reabertura da Pedreira, anexou-o ao processo e prometeu levá-lo em consideração na decisão final. O espaço está interditado para shows desde maio de 2008, depois que 134 moradores da vizinhança acionaram o Ministério Público por causa do barulho e da confusão nos dias de shows.
Este problema já estaria resolvido, graças a um acordo formalizado em novembro entre os produtores culturais da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba (que administra o espaço) e os representantes dos moradores do Abranches. Na proposta, que inclusive já havia sido previamente aceita pelos moradores, os produtores se comprometiam a acatar a limitação de horário para a realização dos eventos no local – encerramento até as 23 horas de segunda a sexta e até 1 hora da manhã nos fins de semana e vésperas de feriados. Como garantia, eles propunham emitir cheques-caução no valor de R$ 50 mil, que poderiam ser resgatados em caso de desobediência.
Portanto, chegou a hora de parar com o mimimi e devolver à nossa cidade o seu principal espaço para shows – considerado um dos melhores e mais criativos do Brasil, tanto pelo público quanto pelos grandes artistas que já passaram por ali. Porque hoje, abandonada do jeito que está, a Pedreira é um imenso buraco no coração de Curitiba…
E você, bote a boca no trombone e diga o que pensa sobre a Pedreira Paulo Leminski. Leia mais sobre o caso aqui.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS