Saudações, notívagos! Como muita gente ainda tem dúvidas a respeito da Lei Seca no dia da eleição, resolvi esclarecer o assunto de uma vez por todas. Acabo de conversar com Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR), e ele assegurou que a proibição da venda, compra e consumo de bebidas alcoólicas só vai vigorar entre as 6 horas da manhã e as 18 horas do domingo. A informação também está registrada no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
A resolução nº 208/2012, assinada pelo secretário Cid Vasques, foi publicada no último dia 27 de setembro, com o objetivo de “garantir a ordem e a tranquilidade públicas no transcurso do pleito eleitoral”. De acordo com o artigo 296 do Código Eleitoral, é crime promover a desordem que prejudique os trabalhos eleitorais. A pena é de detenção de até dois meses e pagamento de multa.
Ou seja, com a decisão, os bares e casas noturnas estão autorizados a comercializar bebidas alcoólicas ao longo de toda a noite de sábado, ao contrário do que ocorria nas últimas eleições, quando a proibição começava à 0h de domingo. Como disse o próprio Fábio Aguayo, a legislação anterior era um tanto quanto hipócrita, pois apenas prejudicava o funcionamento dos estabelecimentos de diversão noturna – enquanto que, quem quisesse beber ao longo do dia da eleição, só precisaria comprar as bebidas com antecedência e consumi-las em casa.
Portanto, a balada de sábado está garantida, e será igual a qualquer outra noite de sábado do ano. Lembrando porém que a lei seca no trânsito – a restrição ao consumo de álcool para quem estiver dirigindo – continua em vigor.
E você, o que achou da decisão da Sesp?
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião