Meus bravos notívagos, estamos de volta! E eu quero aproveitar a deixa para lançar um novo serviço na coluna A Noite Toda. Lembram daquele post que eu publiquei aqui em janeiro do ano passado, conclamando-os a botar a boca no trombone contra os problemas enfrentados em bares e casas noturnas da cidade? Pois é, vamos aperfeiçoar essa ideia, da seguinte maneira: a cada terça-feira, vou abrir este espaço para vocês soltarem o verbo a respeito das falhas no atendimento, cobranças abusivas, problemas de infraestrutura e maus-tratos de qualquer espécie sofridos na noite curitibana.
A cada semana, eu vou selecionar pelo menos três dessas queixas e encaminhá-las aos proprietários dos respectivos estabelecimentos, para que eles possam respondê-las. O resultado – a reclamação e a resposta – será publicado no quadro “Noite Infeliz”, na versão impressa da coluna, domingo, dentro do Viver Bem. Os empresários que desejarem também podem responder as críticas aqui mesmo no blog, no espaço dos comentários.
Porém, para serem aprovadas, as reclamações não podem ser levianas nem expressas de maneira inadequada (com ofensas pessoais ou termos de baixo nível). Dessa forma, acredito que vamos todos contribuir para que os estabelecimentos se aprimorem e sejam cada vez mais profissionais – e para que se estabeleça uma convivência mais respeitosa entre os profissionais da noite e os seus clientes.
Mas atenção: os trabalhadores das casas noturnas (garçons, barmen, manobristas, seguranças, gerentes, músicos e empresários) também terão todo o direito de reclamar dos frequentadores inconvenientes, brigões, arrogantes, bêbados ou daqueles que vivem chorando para não pagar entrada. Que tal? Topam fazer deste espaço um grande fórum para debater a nossa noite e torná-la mais feliz?
***UPDATE***
Como o Marco observou, talvez eu não tenha sido muito claro sobre o procedimento para as reclamações. Basta escrevê-la(s) aqui embaixo, no espaço para os comentários. E não precisa ser só na terça, viu Raffaela? O post da “Noite Infeliz” será publicado às terças-feiras, mas eu vou acompanhar os comentários ao longo de toda a semana. Terão mais chances de ser publicadas as queixas que forem enviadas até sexta, para que eu tenha tempo de remetê-las aos representantes das casas noturnas – e receber as respostas deles.
Atenção: Eu não vou considerar reclamações anônimas, cadastradas com e-mail falsos. Para poder cobrar explicações dos empresários ou gerentes – e publicar os dois lados no jornal -, eu preciso que o consumidor insatisfeito se identifique com nome, sobrenome e atividade. O e-mail solicitado no campo do comentário (ao qual só eu tenho acesso) também deve ser real, para que eu possa avisar os autores das queixas selecionadas sobre a data da publicação. Qualquer dúvida, me mande um e-mail (o endereço está ali em cima, ao lado do meu nome). Obrigado, e podem chorar que eu sou todo ouvidos!
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