Precisamente às 13h45 de hoje, a Terra completou a 33.ª volta em torno do Sol, desde que eu abri os olhos e soltei a voz pela primeira vez, no Instituto de Medicina do Paraná, numa gélida (-0,8°C) porém ensolarada tarde de sexta-feira em Curitiba.
Não sem antes dar um trabalho desgraçado para a minha mãe, que precisou de 10 horas para me expulsar do aconchego do seu ventre. Pesava 3,35kg, media 51cm, e era completamente careca. Só ela deve ter realmente me achado bonito, apesar de ter ouvido de muita gente que eu era “uma gracinha”…
Aniversársio é engraçado, né? Quando a gente é criança, fica contando os dias para a festinha… festinha? O que a gente quer mesmo é descobrir o que vamos ganhar de presente. Nada como um dia de homenagens e paparicos para saciar o egocentrismo de uma criança (e que é elevado ao cubo se o aniversariante em questão tiver nascido sob o signo de Leão).
Na adolescência gostamos de juntar a galera (na minha época eram chamadas de festas americanas), na esperança de se dar bem com a menina mais cobiçada da turma. Mas, loser que era, nem o status de aniversariante me ajudava a vencer a timidez – e eu sempre acabava dançando com a vassoura…
Depois que ultrapassei a casa dos 30, comecei a me questionar por que as pessoas nos parabenizam por mais uma volta ao redor do Sol. “Só estamos um ano mais perto da morte”, passei a dizer, bem espírito-de-porco. Mas confesso que gosto do ritual, e de receber os cumprimentos. Afinal, é o único dia só nosso (e de quem nasceu na mesma data que nós, claro). E a redenção para quem não é pai, mãe ou criança – esses são novamente homenageados nos seus respectivos dias.
Natal e Dia dos Namorados não contam, porque as pessoas TROCAM presentes. No seu aniversário não, as oferendas são todas suas – e isso desde o ouro, o incenso e a mirra que três reis magos (taí, sempre quis saber que truques eles sabiam, para serem chamados de “magos”) levaram para um garotinho recém-nascido numa manjedoura.
Ia aproveitar o meu dia para saciar a curiosidade de vocês, meus queridos seres da noite, a meu respeito – mas me dei conta de que talvez vocês não tenham o menor interesse na minha vida. E eu não ia suportar fazer uma retrospectiva desses 33 anos e não ver nenhum comentário (lembre-se, sou leonino). Por isso, recorri aos oráculos da internet para tentar convencê-los de como o dia de hoje é importante…
Veja o que aconteceu em outros 16 de agosto:
16/08/1996
Leonel Fernandez, advogado criado em Nova Iorque, torna- se o centésimo presidente da República Dominicana. (Viu? Como você viveu até hoje sem essa informação?)
16/08/1992
Em resposta ao pedido do então presidente Fernando Collor, que desejava que a nação vestisse verde e amarelo a seu favor, durante o escândalo que ocasionou seu impeachment, manifestantes fazem atos em todo o país usando roupas pretas. (Essa é bacana, né? Eu também fui um cara-pintada…)
16/08/1990
Entra em vigor o decreto que autorizava o plano de privatização de 10 empresas estatais, no governo Collor. (Putz…)
16/08/1977
Elvis Presley morre na Mansão Graceland, em Memphis, no Tennessee, aos 42 anos de idade. (Pelo menos escolheu um dia nobre…)
16/08/1972
O rei Hassan II do Marrocos escapa ileso quando um jato que o transportava para Rabat é atingido por pilotos da Força Aérea Marroquina (Um brinde, Hassan!)
16/08/1968
A Tchecoslováquia assina um tratado de 20 anos de amizade e ajuda mútua com a Romênia. (Será que hoje a República Tcheca ajuda a Eslováquia??)
16/08/1966
A Declaração de Bogotá é assinada, pedindo a integração econômica da América Latina. (Quase 40 anos depois, o Mercosul continua patinando…)
16/08/1962
O empresário dos Beatles, Brian Epstein, entrega os documentos para a demissão do baterista Pete Best. Best permaneceu no grupo por dois anos e meio, mas foi substituído por Ringo Starr. (Que também devia me dar os parabéns…)
16/08/1962
A Argélia é admitida na Liga Árabe. (Bom para ela…)
16/08/1960
A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica. (Cheers, cipriotas!)
16/08/1948
Babe Ruth, o melhor jogador de beisebol da história, falece aos 53 anos. (O Elvis é mais style…)
16/08/1925
A clássica comédia do cinema mudo de Charlie Chaplin, A Busca do Ouro, estréia nos Estados Unidos. (E amanhã estréia Os Simpsons…)
16/08/1900
Morre o renomado escritor português José Maria de Eça de Queirós. (Essa foi uma grande perda…)
Fonte: Site 10emtudo.com.br
Mas chique mesmo são as celebridades que fazem aniversário comigo: Tiradentes, Charles Bukowski, Millôr Fernandes e Madonna, só pra começar. Veja aqui outros fatos relevantes dessa data querida (pelo menos para mim…)