Cerca de seis em cada dez brasileiros afirmam apoiar a pena de morte no Brasil para crimes bárbaros. É o que mostra o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (15). Em resposta à pergunta “Você é a favor da pena de morte no Brasil para crimes bárbaros?”, 62,5% dos entrevistados disseram “sim”, 31,1%, “não”, e outros 6,4% não opinaram ou não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro a partir das respostas a um questionário online encaminhado para a base de contatos cadastrados pelo Grupo Paraná Pesquisas. O apoio à pena de morte é maior entre as mulheres (64,2% contra 60,6%) e entre os jovens de 16 a 24 anos (67%).
Entre as regiões brasileiras, os estados do Nordeste lideram o ranking. Enquanto 60,9% dos moradores do Sul se dizem favoráveis à alteração — o menor percentual do país —, a taxa entre os habitantes do Nordeste chega a 64,7%. A região é seguida pelo Sudeste (62,1%) e pelas regiões Norte e Centro-Oeste (61,2%), analisadas conjuntamente.
O levantamento verificou a opinião de 2.402 brasileiros de todas as unidades da federação e apresenta margem de erro de 2% para os resultados gerais. A pesquisa completa está disponível aqui (PDF).
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF