A negativa do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), seguida do pedido da prisão do ex-presidente apresentado pelo juiz Sérgio Moro, praticamente tirou o petista da disputa eleitoral de 2018.
No entanto, presidenciáveis e membros de partidos que terão candidatos na corrida eleitoral evitam euforia e celebração, e dizem que a exclusão de Lula não altera estratégias para a disputa.
“Essa decisão não é uma decisão que influi nem na vida do PSDB e nem na estratégia do PSDB. Afinal, não é um problema que nos afetou. É um problema que diz respeito ao PT”, disse o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), correligionário do pré-candidato Geraldo Alckmin. “A questão eleitoral, agora, é secundária”, endossou o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), outro pré-candidato ao Planalto.
Já aquele que é apontado como o adversário mais forte de Lula até o momento, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), divulgou um vídeo na manhã desta quinta-feira dizendo que “o Brasil marcou um gol contra a corrupção”. O parlamentar, no entanto, não citou o nome do petista e destinou a maior parte do seu vídeo a falar sobre os valores que considera prioritários para o próximo presidente.
“Vácuo”
O senador Alvaro Dias disse que, com a exclusão de Lula, “há um vácuo à esquerda que terá que ser preenchido por alguém”. Um dos presidenciáveis apontado por analistas como um dos possíveis destinatários dos votos de Lula é Ciro Gomes (PDT).
Para a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), “se não tivermos a candidatura do Lula, com certeza o Ciro cresce muito como candidato da esquerda”. A parlamentar, entretanto, ressalva que não celebra a provável prisão do ex-presidente: “não sei se para o país é bom a gente ver um político que tem a força eleitoral que o Lula tem, hoje, preso. Isso é muito forte,muito pesado”.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF