Um dos candidatos à Presidência da República está sendo muito falado nas redes sociais, sobretudo por ser um dos únicos que apresentam evolução constante nas pesquisas. Trata-se de João Amoêdo, o estreante em eleições, candidato do partido Novo ao posto mais alto do Executivo.
Os números estão favoráveis a ele, que saltou de 1% a 4% nas mais recentes pesquisas* eleitorais: Amoêdo registrou 1% no último levantamento do Ibope, 2% no Datafolha e 4% no BTG/FSB.
A própria direção da campanha afirma que a candidatura segue alta e aposta em números mais expressivos nas próximas amostragens.
No entanto, com a chegada do horário eleitoral gratuito, o candidato do Novo irá esbarrar no limitadíssimo tempo de exposição: 5 segundos em cada bloco e apenas uma inserção a cada 5 dias na programação. Isso sem mencionar o fato de estar excluído dos debates.
Mas e aí? Onde está o ‘pulo do gato’ da campanha de Amoêdo? A aposta está na internet e sua equipe já garantiu reforço de equipe nas redes sociais, saltando de quatro para 12 profissionais.
Os posts patrocinados também cresceram. Sua campanha tem injetado cerca de R$ 4 mil por dia em posts patrocinados, que correspondem a 20% das interações.
O resultado está aparecendo: a página de Amoêdo no Facebook cresceu 26% em likes na última semana. Atualmente são quase 2 milhões de curtidas e vídeos vistos 25 milhões de vezes.
Mas a exposição também traz certas complicações. A preocupação em estar no foco é no combate às notícias falsas. Nas redes sociais, Amoêdo falou sobre isso e diz não querer perder energia com esse assunto.
E qual o alvo? A resposta de Amoêdo é clara: os eleitores mais moderados que tendem a votar em Jair Bolsonaro, os eleitores que estão desencantados com o PSDB, e os indecisos, que em todas as pesquisas mostram ser uma importante fatia a ser conquistada.
Afinal, João Amoêdo é um perfil liberal, sobretudo na economia, campo que atuou em sua carreira profissional, além de manter figura de costumes no campo pessoal. Há elementos que agrade tanto o eleitorado da concorrência, bem como aquele que está no rebanho perdido.
Há, por fim, outra cartada que está na internet: Amoêdo segue com petição online para que ele possa participar dos debates e ampliar sua participação na TV. Segundo a campanha, até esta tarde, mais de 500 mil pessoas já teriam assinado o manifesto.
Amoêdo, enfim, é realmente algo novo no jeito de fazer política, ou é mais um bem produzido e embalado fruto de marketing, como o eleitor recentemente pôde experimentar?
*Pesquisas:
Pesquisa Ibope (17/ago a 19/ago/2018) – Registro no TSE: BR-01665/2018.
Pesquisa Datafolha (20/ago a 21/ago/2018) – Registro no TSE: BR-04023/2018.
Pesquisa BTG/FSB (25/ago a 26/ago/2018) – Registro no TSE: BR-06062/2018.
-
Impasse sobre guerras ofusca agenda de Lula no G20 para combater a fome e taxar super-ricos
-
Decisão do STF de descriminalizar maconha gera confusão sobre abordagem policial
-
Enquete: na ausência de Lula, quem deveria representar o Brasil na abertura da Olimpíada?
-
“Não são bem-vindos a Paris”: delegação de Israel é hostilizada antes da abertura da Olimpíada
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião