O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados irá convocar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e o doleiro Lúcio Funaro para prestar depoimento no processo que pede a cassação do mandato do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA). A decisão foi anunciada nessa quarta-feira (13) após pedido do líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (PSOL-RJ).
LEIA MAIS: Bancada da Papuda: deputado nega queijo na cueca e se diz prejudicado por foro privilegiado
O responsável técnico pelo laudo da perícia das malas de dinheiro encontradas em setembro de 2017 em um apartamento em Salvador (BA) também será ouvido pelo Conselho a pedido da defesa de Lúcio Vieira Lima. Impressões digitais de Geddel e de seu assessor, Job Ribeiro Brandão, foram localizadas pela Polícia Federal no imóvel.
Lucio Vieira Lima é alvo de processo disciplinar apresentado em dezembro do ano passado pelos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade por quebra de decoro parlamentar. O emedebista é acusado de se apropriar de parte dos salários de funcionários de seu gabinete — Job Ribeiro Brandão e Roberto Ruzarte — e de usar servidores pagos pela Casa para serviços pessoais.
Brandão, Ruzarte e o irmão de Geddel e Lúcio, Afrísio Vieira Lima Filho, diretor legislativo da Câmara, também serão convocados pelo Conselho de Ética. O plano de trabalho foi apresentado pelo relator, Hiran Gonçalves (PP-RR), na sessão dessa quarta. A comissão terá 40 dias úteis para ouvir as testemunhas.
Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), Lúcio Vieira Lima é acusado de lavagem de dinheiro e associação criminosa. As investigações da Polícia Federal atribuem a ele e a seu irmão Geddel a propriedade de um apartamento em Salvador, onde foram encontrados R$ 51 milhões em dinheiro vivo.
Manobra
Longe da Câmara dos Deputados, o deputado acabou ganhando quase trinta dias a mais para se defender da representação. A denúncia contra o parlamentar foi aceita em 10 de abril, mas Lucio Vieira Lima só foi notificado em 10 de maio, via Diário Oficial da Câmara — após cinco tentativas frustradas.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF