Uma entrevista de Ciro Gomes, cedida à TV Difusora do Maranhão há quase dez dias, ganhou proporção nas últimas horas por conta de seu conteúdo.
A metralhadora Ciro falou muito sobre a situação do PT nas eleições deste ano, e de seu principal nome – Lula – que está preso desde abril.
O candidato do PDT à Presidência da República afirmou que Lula só teria chance de sair da cadeia se ele fosse eleito, enquadrando até mesmo o Poder Judiciário.
“Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”, afirmou.
Segundo Ciro, o PT tem ciência da impossibilidade de Lula ser candidato por conta da Lei da Ficha Limpa, aprovada por ele próprio.
Mas, acrescenta, que empurrarão o nome dele até quando forem extintas quaisquer chances, isso próximo de setembro.
Daí, na análise de Ciro, o próprio ex-presidente indicaria um nome, aos moldes de como fez com sua sucessora, Dilma Rousseff, quando terminou seu segundo mandato.
Aliás, Ciro não poupou críticas à Dilma, dizendo de sua falta de postura e que não é possível mais termos um presidente ‘por procuração’.
“O Brasil não aguenta um presidente por procuração a uma altura dessas. Eu gosto muito do Lula, mas só porque gosto muito, ele vai apontar outra Dilma. O Brasil está em um momento muito difícil, precisando de pulso, liderança, autoridade até para corrigir a carga.”
Além da tal carga falada por Ciro, fica outra questão: parece que o candidato quer herdar o legado de Lula.
Isso teria ocorrido depois que muitos partidos embarcaram no Centrão e acabarão apoiando a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB, à Presidência.
O fato é que Ciro se vê isolado politicamente e esses votos indicados por Lula não lhe cairiam mal.
Ainda nessa entrevista, se referindo aos possíveis nomes impostos pelo PT, no caso de Lula não ser candidato, foi categórico: “Com uma tragédia só resta eu, porque ninguém inventa de um dia para a noite. Se inventa, mesmo dando certo acaba dando errado.”
Vale lembrar que Ciro já foi muito próximo dos governos petistas, sendo inclusive ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Lula.
Lula tem 4 letras. Ciro também. Isso quer dizer algo?
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF