Ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem sido atribuída a frase “colheu o que plantou”, como primeira reação à informação sobre tiros disparados contra a caravana que o ex-presidente Lula fazia pelos Estados do Sul.
Verdade seja dita, é mais um daqueles fenômenos como o que atribui ao ex-governador paranaense, Roberto Requião, a autoria da afirmação de que o cantor Bono, do U2, estaria em Curitiba para o julgamento de Lula. Nem esta declaração nem a de Alckmin foram filmadas ou gravadas, há apenas o texto publicado em grandes jornais paulistanos, sem que seja nominado um único repórter como testemunha ocular do momento em que a frase foi proferida.
Para tirar a dúvida, o governador decidiu publicar um vídeo em sua conta de twitter explicando: a frase “plantou o que colheu” foi dita antes que ele fosse informado do episódio dos tiros.
Quando me perguntaram, eu entendi que era a caravana do Lula, eu coloquei, olha, na realidade, o PT sempre promoveu essa divisão de nós contra eles. Aí, quando me falaram do tiro, eu falei: olha, violência é inaceitável, né? Inaceitável