O controverso cadastro positivo é apontado por especialistas como uma das soluções para a redução dos juros praticados pelas operadoras de cartão de crédito no Brasil. A sugestão foi apresentada durante audiência promovida na quarta-feira (6) pela CPI dos Cartões de Crédito, que avalia o tema no Senado.
“Isso é fundamental, conhecer o cliente, conhecer o histórico de crédito do potencial tomador é condição básica para conceder uma operação de crédito. Sem isso, todo mundo paga a mesma taxa, todo mundo paga mais caro”, apontou Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central. A posição foi também defendida por João Manoel de Mello, analista do Ministério da Fazenda: “o cadastro positivo vai diminuir os juros por permitir que se vejam as informações completas e que haja mais concorrência”.
A proposta que torna o cadastro positivo obrigatório já foi aprovada pelo Senado, está em tramitação na Câmara dos Deputados e figura entre as 15 medidas para a economia que o governo federal indicou como prioritárias no começo do ano, quando percebeu que não votaria mais a reforma da previdência. Sua adoção, entretanto, encontra resistência pela transferência compulsória de dados que realiza. Para não serem monitorados pelo sistema, os clientes terão que se posicionar de forma contrária – e a exclusão pode indicar menor possibilidade de acesso a juros menores e a outros benefícios do sistema bancário.
Concentração
Outro fator apontado pela CPI dos cartões como impulsionador dos altos juros é a elevada concentração do setor. “Nós temos cinco bancos, tão somente, e Visa e Mastercard dominam 90% do mercado”, explicou ao blog A Protagonista o presidente da CPI, senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO).
Segundo o parlamentar, a comissão tem motivado resoluções do Banco Central que estimulam a concorrência, como a extinção do piso de 15% para o pagamento mínimo da fatura e a aplicação de juros similares para consumidores adimplentes e inadimplentes.
A CPI foi instalada em 11 de abril e a expectativa do relator Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) é finalizar seu texto ainda este mês.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF