• Carregando...
(Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)
(Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)| Foto:

Apontado como dono de um escritório que publicou uma notícia falsa contra um morador de Atibaia (SP), o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) irá compor a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News — lançada nesta quarta-feira (23) na Câmara dos Deputados.

O nome de Passos apareceu ligado às “fake news” depois que uma operadora telefônica comunicou à Justiça de São Paulo que uma notícia falsa contra um blogueiro havia sido publicada do escritório que o parlamentar divide com o deputado estadual Edmir Chedid (DEM-SP). O ofício foi divulgado em março pelo jornal Estado de S. Paulo.

LEIA MAIS: Inventor de fake news sobre Marielle Franco ganha luz verde no Conselho de Ética da Câmara

A Gazeta do Povo procurou a assessoria de Passos, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. À época do ofício, o deputado afirmou que seu escritório é compartilhado e que muitas pessoas têm acesso à rede Wi-Fi do local.

Frente Parlamentar

Composta por 219 deputados e 12 senadores, a bancada quer pressionar o Congresso Nacional a discutir matérias que já estão em tramitação e propor debates públicos com especialistas da área até o período eleitoral.

Um dos projetos, apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), prevê multa e detenção de até dois anos para quem divulgar “fake news” relacionadas à saúde, à segurança, à economia e às eleições ou a temas de interesse público.

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) defendeu a criminalização de produtores e disseminadores de notícias falsas. “As denúncias que chegarem [a nós] serão encaminhadas à polícia para investigar e punir as pessoas que tem por objetivo destruir outras pessoas.”

Segundo secretário da bancada, o deputado Renato Andrade (PP-MG) afirmou que a Frente ainda não possui projetos concretos, mas que “algo precisava ser feito”. “A gente não pode ver isso tudo acontecendo de braços cruzados. As ‘fake news’ estão disseminando o ódio no Brasil.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]