Apontado como dono de um escritório que publicou uma notícia falsa contra um morador de Atibaia (SP), o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) irá compor a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News — lançada nesta quarta-feira (23) na Câmara dos Deputados.
O nome de Passos apareceu ligado às “fake news” depois que uma operadora telefônica comunicou à Justiça de São Paulo que uma notícia falsa contra um blogueiro havia sido publicada do escritório que o parlamentar divide com o deputado estadual Edmir Chedid (DEM-SP). O ofício foi divulgado em março pelo jornal Estado de S. Paulo.
LEIA MAIS: Inventor de fake news sobre Marielle Franco ganha luz verde no Conselho de Ética da Câmara
A Gazeta do Povo procurou a assessoria de Passos, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. À época do ofício, o deputado afirmou que seu escritório é compartilhado e que muitas pessoas têm acesso à rede Wi-Fi do local.
Frente Parlamentar
Composta por 219 deputados e 12 senadores, a bancada quer pressionar o Congresso Nacional a discutir matérias que já estão em tramitação e propor debates públicos com especialistas da área até o período eleitoral.
Um dos projetos, apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), prevê multa e detenção de até dois anos para quem divulgar “fake news” relacionadas à saúde, à segurança, à economia e às eleições ou a temas de interesse público.
Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) defendeu a criminalização de produtores e disseminadores de notícias falsas. “As denúncias que chegarem [a nós] serão encaminhadas à polícia para investigar e punir as pessoas que tem por objetivo destruir outras pessoas.”
Segundo secretário da bancada, o deputado Renato Andrade (PP-MG) afirmou que a Frente ainda não possui projetos concretos, mas que “algo precisava ser feito”. “A gente não pode ver isso tudo acontecendo de braços cruzados. As ‘fake news’ estão disseminando o ódio no Brasil.”
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF