Luiz Philippe de Orléans e Bragança, deputado federal (PSL-SP) e descendente direto da família real brasileira, em entrevista exclusiva ao programa ‘A Protagonista’, afirmou que o Brasil precisa tomar posição contra o governo ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela.
O parlamentar, primeiro nome da família imperial a assumir cargo político de relevância desde a proclamação da República, respondeu sobre o assunto ao ser questionado sobre uma postagem polêmica em rede social. No Twitter, em 30 de abril, disse: “Se a situação na Venezuela exigir intervenção externa, não vou gostar de ver os EUA liderando. Essa responsabilidade dever ser nossa.”
No programa ‘A Protagonista’, Luiz Philippe foi além e disse que “Se houver ação do Brasil contra as forças de Maduro, me voluntario e vou para o front”. O parlamentar de sangue real, vale lembrar, é pentaneto de Dom Pedro I, e parece ter incorporado sua alcunha de “o Libertador” e “o Rei Soldado”.
Luiz Philippe acrescentou, ainda, ser essa uma decisão ‘tranquila’. “Vou tranquilamente. Eu atiro desde pequeno, não atiro mais porque o Lula tirou esse direito meu de atirar e portar arma”, provocou.
Enquanto não decide selar o cavalo e rumar para o Norte, o parlamentar de linhagem nobre segue com outro projeto: o da Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política.
“A missão é mudar o sistema político. Fico preocupado de não pautarmos isso o quanto antes possível. A missão de todos os parlamentares que vieram dessa renovação é essa. Preciso mexer no jogo e outros deputados também querem. Tenho muita esperança”, revelou.
Para o deputado do PSL há consenso sobre a necessidade da reforma política. “Mas o que se quer mudar é preciso debater. É preciso depurar os temas. É bom ter um fórum para debate sobre isso, engajar e ser humilde na constatação de que nenhum sistema representativo é perfeito e saber no que fazer a mudança”, conclui.
Confira a entrevista completa com o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança ao programa ‘A Protagonista’.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF