Pode ter sido apenas uma piada daquele tipo que ninguém, além de quem conta, é capaz de entender e achar graça. Isso jamais saberemos. O que sabemos é o sucesso do tweet da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, parodiando “Chama o Síndico”, de Jorge Ben Jor.
A matéria não diz exatamente que o Festival #LulaLivre foi um sucesso, como diz a senadora. Mas o que importa? Já errou o jornal, pouco importa o conteúdo. É como a velha piada do cidadão que pede ao ascensorista que o deixe em qualquer andar porque errou de prédio.
Talvez a confusão com jornal estrangeiro tenha sido fruto da contaminação de Jair Bolsonaro que, atacado pelo Le Monde suíço, reclamou publicamente do homônimo francês.
Alertado do erro pelo Estadão, que publicou o tweet e a confusão, o candidato à presidência não se fez de rogado, achou uma matéria de 2014 em que o jornal francês Le Monde também o chamou das mesmas coisas de que reclama agora.
Também não foi dessa vez que o Le Monde francês de verdade falou mal de Jair Bolsonaro. O nome do jornal, entre aspas, foi usado de maneira irônica no título da frase. O “Jornal das 8”, chamado em francês “Journal 20h” é um programa tradicional televisivo transmitido diariamente pela TF1.