O Movimento Brasil Livre e o NasRuas negam ter produzido um cartaz que traz as mensagens “Inocente ou culpado, com provas ou sem provas, exigimos: Lula na cadeia”, uma montagem que une as bandeiras de Brasil e EUA e os logotipos dos grupos.
A imagem começou a circular nas redes sociais na noite de sexta-feira (19) e foi divulgada por lideranças simpáticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “Tudo isso é ameaça de bandidos contra Lula e o estado de direito”, escreveu a deputada do PT. “Todos reconhecem que não existem provas e que Lula é inocente”, acrescentou Grazziotin.
“Quem diabos dividiria a bandeira do Brasil com a dos EUA? Isso é coisa de opositor”, disse o coordenador nacional do grupo, Kim Kataguiri. A fundadora do NasRuas, Carla Zambelli, também foi enfática na negativa: “nós jamais diríamos isso de ‘sem provas’. Isso é gente querendo nos fazer passar por lunáticos”.
Até a conclusão dessa reportagem, a postagem de Maria do Rosário com o cartaz já tinha recebido mais de 170 retweets.