O Movimento Vem pra Rua, um dos protagonistas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, anunciou um “Ato em defesa da Justiça” na véspera do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
Na capital gaúcha, o grupo planeja se reunir às 18h no Parcão — parque que sediou os protestos pela saída de Dilma na cidade e que deve receber uma festa de “pré-carnaval” do Movimento Brasil Livre (MBL) em 24 de janeiro.
A porta-voz do grupo, Adelaide Oliveira, afirma que, nas outras cidades, a ideia é mobilizar os manifestantes em frente aos órgãos do judiciário para demonstrar apoio à Justiça.
“Uma das linhas de atuação da defesa do ex-presidente [Lula] é o ataque à Justiça, então nós queremos sair em apoio à Justiça. É um marco na história do país ter um ex-presidente condenado. É uma prova de que a Justiça funciona.”
LEIA MAIS: PT fecha agenda de atos pró-Lula que começa 11 dias antes do julgamento em Porto Alegre
Carla Zambelli, líder do NasRuas, diz que, por receio de embates com apoiadores do ex-presidente Lula em Porto Alegre, o grupo irá se mobilizar pela Internet. “Como a esquerda toda está dizendo que vai ter vários protestos em Porto Alegre, a gente está pedindo para ninguém ir. A gente não sabe o que esperar dessas pessoas, sempre tem confronto. Eles não conseguem obedecer a lei e a ordem.”
Segundo Zambelli, a ideia é colocar a hashtag “#Lulanacadeia” entre os assuntos mais populares do Twitter e mobilizar as pessoas a irem trabalhar com as cores verde e amarelo no dia do julgamento.
Atos pró-Lula
Nesta segunda-feira (8), um grupo favorável ao ex-presidente estendeu uma faixa em frente ao Tribunal da 4ª Região com a frase “TRF4: interrompa o golpe”.
A agenda de mobilizações do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre prevê um debate jurídico no dia 22, uma “vigília” nacional com a presença da ex-presidente Dilma e de ex-ministras de seu governo no dia 23 e protestos durante o julgamento, no dia 24.
Pé no acelerador e motor esquentando: país paga caro por hiperestímulo da economia
Janja manda recado vulgar para Elon Musk e comete grosseria contra mulher da plateia
Vitória de Trump pode trazer alívio às big techs e à defesa da liberdade de expressão nos EUA
Brasil e Argentina buscam solução para melhorar trânsito de pessoas na fronteira
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF