O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (15) medida provisória com medidas de assistência emergencial à população venezuelana que imigrou ao estado de Roraima.
Segundo reportagem da Agência Brasil, o texto determina auxílio à mudança de venezuelanos que queiram ir a outras regiões do Brasil, além da oferta de atividades educacionais e da construção de infraestrutura de saneamento.
Em outro decreto, o presidente determinou as competências do Comitê Federal de Assistência Emergencial, que reunirá 10 ministérios e será encarregado de coordenar as ações no estado.
Temer esteve em Boa Vista na última segunda-feira (12) e, na ocasião, disse que as verbas destinadas ao estado teriam recursos “suficientes” para atender os imigrantes venezuelanos. A passagem do peemedebista no estado foi rápida e rendeu protestos de opositores. Políticos do estado aproveitaram para apresentar outras reivindicações ao presidente, como a construção do linhão do Tucuruí, para conectar a rede elétrica local à do restante do Brasil.
Estima-se que há, hoje, 40 mil venezuelanos em Boa Vista, número que corresponde a mais de 10% da população da capital de Roraima. Eles chegam ao Brasil para fugir da crise econômica e política causada pelo regime ditatorial de Nicolás Maduro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF