O clima nada amistoso que está presente no Brasil político é um fato. Luciano Ayan, consultor de TI e autor do blog Ceticismo Político, especializou-se nesse terreno pantanoso. O analista de Guerra Política, há anos, vai fundo no tema e, recentemente, escreveu série de textos sobre as seitas políticas.
Para Ayan, a cegueira que cai sobre os seguidores de grupos políticos é semelhante aos de seitas religiosas que se multiplicaram mundo afora. Uma geração calcada no ódio e na intolerância.
O exemplo do que acontece no Brasil é plenamente analisado por Luciano Ayan. O clima atual, por exemplo, mostra um crescimento desordenado de setores sa direita, segundo sua explicação. “A gente viu o desenvolvimento da direita, mas vemos que alguns setores. Setores de liberais-conservadores assimilaram bem o método, mas outros pegaram firme na guerra política. Tornaram-se sectários”, aponta.
Ayan diz que não se pode rotular toda a direita do país, elencando o que seria a ‘direita moderada’. “Esse espaço é composto por liberais, conservadores, focando na democracia e dando espaço para todos.”
Do outro lado, analisa, o reacionário tende ao extremismo. “Isso causa confusão entre o que é de direita e o que é o reacionário. Não dá para ser conservador e reacionário, na essência, ao mesmo tempo”, completa.
Luciano Ayan aponta as diferenças entre os reais conservadores e os extremistas. “A essência do conservador é em não ser adepto da ruptura e tenta considerar o que já tem. Já o reacionário, olha pro passado, promete um futuro maravilhoso, mas igual a esse passado. É o famoso ‘no tempo de tal coisa’. Quando promete mais, mais raiva é gerada. O conservador não promete isso”, explica.
Confira a entrevista completa de Luciano Ayan, do blog Ceticismo Político, e o assunto ‘seitas políticas’, no vídeo abaixo: