São duas as principais “tendências” identificadas: mensagens políticas e enaltecimento das belezas naturais dos estados. Na primeira corrente, destacam-se cartazes contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, utilizados pelos deputados do PT, e mensagens favoráveis e de oposição à reforma da previdência.
O futebol também figura entre as inspirações dos parlamentares. O gabinete de Danrlei (PSD-RS) é decorado com as cores do Grêmio – clube pelo qual o ex-jogador se destacou em sua carreira de goleiro. Já Silas Freire (Podemos-PI) destaca a bandeira do River, time mais popular de seu estado.
Bolsonaros
Um gabinete que ostentava cartazes em profusão até pouco tempo era o dos deputados Jair Bolsonaro (RJ) e Eduardo Bolsonaro (SP) – pai e filho, eles dividem um espaço conjunto. A parede de vidro do local era célebre por mostrar mensagens contrárias ao PT, a políticas LGBT e de defesa de realizações do regime militar. Com tantos adereços, o gabinete chegou a se tornar até um “ponto de peregrinação” de apoiadores de Bolsonaro, como mostrou reportagem da Gazeta em julho.
Segundo o deputado Eduardo, que conversou com a reportagem de A Protagonista sobre o tema, a mudança foi um “pedido da assessoria”. “A gente deixou um visual mais bonito, mais verde e amarelo, mas acho que os dois jeitos são bacanas”, explicou.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF