(Foto: Gazeta do Povo)| Foto:

Segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera o número de interações no Facebook entre os pré-candidatos à Presidência. Enquanto Bolsonaro figura com 11,5 milhões de interações virtuais, o ex-presidente Lula (PT), primeiro lugar na pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (15), aparece com 8,9 milhões de interações.

CARREGANDO :)

Os números foram coletados pela Agência de Dados Tatu Digital, que analisou as páginas de 19 pré-candidatos à Presidência da República entre janeiro e março deste ano. A pesquisa completa está disponível aqui (PDF). Bolsonaro e Lula também lideram os índices de engajamento por postagem, à frente da ex-senadora Marina Silva, pré-candidata pela Rede Sustentabilidade, do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad — cotado para substituir Lula nas urnas — e do empresário João Amoêdo, pré-candidato pelo Partido Novo.

“Há um fenômeno em relação aos seguidores do Bolsonaro. Há um número grande de seguidores ativos, que sempre compartilham, comentam e reverberam o que ele fala. Eles acabam engajando outras pessoas. Isso, a princípio, é totalmente orgânico [sem o patrocínio de posts] e descentralizado. A gente consegue identificar páginas de diferentes cidades que distribuem o conteúdo da página do Bolsonaro e de seus filhos. Os próprios seguidores dele produzem conteúdo de forma autônoma”, explica Marco Luppi, da Tatu Digital.

Publicidade

Movimentos políticos

Em relação ao desempenho de movimento políticos, a pesquisa aponta que as páginas dos movimentos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL) têm melhor desempenho que as páginas Mídia Ninja e Brasil 247. Apesar de ocupar o primeiro lugar em número de interações, a página do Vem Pra Rua é a que apresenta menor número de postagens. Enquanto a página postou 338 vezes entre os dias 15 de março e 3 abril de 2018, o Brasil 247 postou 703 vezes, a Mídia Ninja, 594, e o MBL, 545.

LEIA MAIS: ‘Vou contribuir com alegria, gratidão e lealdade’: vaquinha para Lula une petistas

“O que a gente percebe é que os movimentos liberais [Vem Pra Rua e MBL] têm conquistado um espaço maior nas redes. Eles têm, não só um alcance maior, mas também um número maior de pessoas interagindo de volta. A gente consegue identificar que há um público, representante de um dos ‘lados’, bem mais ativo que o outro”, afirma Luppi. O Vem Pra Rua apresenta 5,8 milhões de interações, o MBL, 4,3 milhões, a Mídia Ninja, 1,1 milhão e o Brasil 247, 828 mil. A pesquisa completa está disponível aqui (PDF).

“O conteúdo da Mídia Ninja e do Brasil 247 gera muito engajamento, mas o engajamento se dá por um número pequeno de pessoas. Eles não conseguem ter um conteúdo que, de fato, chegue a ambientes diferentes. É o que a gente chama de reação de bolha: são sempre as mesmas pessoas falando dos mesmos temas e interagindo nas mesmas páginas”, explica, em entrevista à Protagonista (veja o vídeo abaixo).

Publicidade