O namoro entre Ciro Gomes e o DEM tem ganhado corpo. O partido, histórico aliado do PSDB e uma das principais forças da centro-direita brasileira, é citado pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, como um dos alvos para a formação de alianças da candidatura presidencial do ex-governador do Ceará. E o fato de PDT e DEM terem boa relação no Rio de Janeiro – terra de Lupi e de expoentes democratas, como Rodrigo Maia e Eduardo Paes – pode colaborar para a consolidação da parceria.
“Nosso projeto é nacional. Formamos os palanques regionais com muito cuidado, para evitar agressões e garantir que cada um siga seu caminho”, afirmou Lupi. O PDT lançou o deputado estadual Pedro Fernandes ao governo do Rio, mas um apoio à candidatura de Eduardo Paes (DEM) não está descartada. “No ponto de vista regional, estamos mais próximos do PDT do que do PSDB, por exemplo. E há proximidade entre Eduardo Paes e Carlos Lupi”, acrescentou o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ).
Impeachment
Uma eventual parceria entre o DEM e o PDT uniria partidos que habitualmente marcham em campos opostos da política. O PDT se apresenta como um partido de esquerda, tem em Leonel Brizola seu maior expoente histórico e foi crítico do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já o DEM é visto como uma sigla de centro-direita, parceira história do PSDB e seus líderes apoiaram a saída de Dilma.
Lupi minimiza as diferenças históricas. “Aliança se faz justamente entre diferentes”, declarou. O ex-ministro acrescentou: “se fosse por isso, o PT podia não ter aliança com o PMDB em nenhum lugar do Brasil, e está alinhado em vários”. A opinião é endossada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM-PB): “temos que olhar para a frente, com os planos para o Brasil. Nosso retrovisor está quebrado”, ironizou.
O PDT tem hoje 19 deputados federais e o DEM, 43. O tamanho da bancada determina o tempo de televisão de cada partido, o que é um atrativo significativo para o projeto de Ciro Gomes.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF