Por todo o tempo da existência humana a disputa sobre algo traz vitórias, derrotas e rastros de sangue. Muitas das vezes, em nome de um fanatismo que nada acrescenta para a evolução da humanidade.
Um dos exemplos mais clássicos disso ocorre com os fanáticos religiosos que, ao redor do globo, cometem atos criminosos em nome daquilo que julgam ser o mais correto, sensato e a salvação de seus pares.
Tiago Pavinatto, articulista do ‘Estado da Arte’ d’O Estado de S. Paulo, mestre e doutor pela Faculdade de Direito da USP, Largo de São Francisco, aborda a questão no livro ‘A Condição do Fanático Religioso’, que será lançado em maio.
Em entrevista ao programa ‘A Protagonista’, Tiago diz que a questão do fanatismo está intrinsecamente ligada a saúde mental. “É preciso analisar a condição clínica do fanático, não só religioso, mas de todo tipo, estendendo até mesmo ao fanatismo político”, pontua.
No campo da religião, Tiago Pavinatto lembra os episódios de atentados e crimes em nome do Islã, mas pontua que a situação vai além. “Bem como em casos na Justiça de pessoas que vão a igrejas pentecostais e neopentecostais e doam tudo o que tem para obter um milagre, abandonando tratamentos clínicos, que não faria em condições normais de racionalidade”, explica.
Ainda assim, acrescenta o autor, é preciso dissociar o que é o religioso fervoroso do fanático. “E isso é fácil de identificar e até simples: o que separa o devoto do fanático é o dano. Se existe dano para você ou um terceiro, é fanatismo. Uma ação devota não faz alguém explodir um lugar, odiar alguém. O fanatismo sim”.
Agora, na visão do autor, vemos o fanatismo extrapolar para a política. “A internet traz muito disso, onde a pessoa sai do seu cotidiano e se transforma em outra pessoa, totalmente odiosa”, diz.
“Vemos a queda do racionalismo e do debate científico saudável por uma guerra de torcida, como um fanático corintiano e um fanático palmeirense, por exemplo”, fala o autor sobre o atual cenário político, fecundo na criação de fanáticos.
O livro ‘A Condição do Fanático Religioso’ será lançado no dia 13 de maio, a partir das 18h30, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, 1731, Jardins, em São Paulo.
Confira, abaixo, vídeo completo com a entrevista de Tiago Pavinatto ao programa ‘A Protagonista’:
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF