Você sabe o que é um bot? Certamente você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas há dúvidas e falta clareza para entender um dos fenômenos digitais mais comuns dessa era.
O especialista em sociedade digital, André Miceli, explica que o significado do nome já traz as respostas necessárias. “Bots são ‘robots’, ou seja, robôs e programas criados para postar e interagir”, ensina.
Autor dos livros “Planejamento de Marketing Digital”, “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à implementação”, o especialista diz que existem os bots ‘do bem’ e ‘do mal’. “Existem aqueles bots que são criados para ampliar atendimento ao público sem ser sempre com pessoas, para diminuir custos, bem como aplicações criadas para espalhar informações que atendam interesses específicos”, resume.
Esse último exemplo, muito claramente, foi verificado nas eleições, mesmo não trazendo a prevalência dos assuntos, mas ‘puxando’ os debates. “Há um estudo da PUC-Rio que mostra que quase 80% do debate político na internet começa com bots”, aponta André Miceli.
Com isso, eleições podem ser influenciadas pela inteligência artificial, segundo o especialista. “Basta seguir um script com alguns argumentos, e até a falta de lógica do debate corrobora tudo isso”, acrescenta.
Confira a entrevista completa com o especialista em sociedade digital André Miceli ao programa ‘A Protagonista’.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF