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Parte I

Cultura organizacional como diferencial competitivo dos negócios na era digital

(Foto: Perry Grone / Unsplash)

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Imagine uma organização com pessoas engajadas, com alta produtividade e determinadas a alcançarem os objetivos do negócio. Imagine uma organização onde o propósito das pessoas é conectado com o do negócio. Imagine uma organização onde as pessoas possuem autonomia e podem, de fato, atuarem como donas do negócio. Todas essas situações e muitas outras são reflexos de uma cultura organizacional forte.

Parece tudo muito utópico e, muitas vezes, a cultura organizacional é representada  por um ambiente estilo Google e seus escritórios repletos de mesas de sinuca, piscina de bolinhas, snacks e refrigerantes gratuitos, etc. Na verdade, cultura forte significa algo totalmente diferente e é vista como o principal diferencial competitivo das startups frente às grandes corporações. A partir da crença que o conhecimento precisa ser disseminado, me proponho, neste e em outros artigos, desmistificar a cultura e compartilhar o meu aprendizado na criação e gestão da cultura na Contabilizei. Neste primeiro, compartilho a minha visão de cultura e por que uma cultura forte é tão importante para o negócio.

O que é a cultura organizacional?

Se buscarmos a definição na Wikipédia, encontraremos: "cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional."

É uma boa resposta técnica e pragmática, mas não responde de maneira adequada quando queremos de fato entender e implementar uma cultura forte. Em uma definição mais prática e objetiva seria "a cultura é o sistema operacional da empresa". Por isso vou utilizar um exemplo: computadores. Todos computadores possuem diversos componentes físicos, como: monitor, teclado, mouse, unidade de armazenamento, memória etc. E para funcionar todos computadores, precisam de um sistema operacional, como o Windows.

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Como sistema operacional, ele une os componentes físicos do computador para que funcionem em conjunto. Ou seja, cada vez que digitamos algo no teclado, o sistema operacional une o teclado, o monitor, o software utilizado (Word, por exemplo) e faz com que o resultado da digitação apareça na tela. Em suma, se não houver um sistema operacional, os diversos componentes não se conectam e o computador seria um conjunto de peças desconectadas e sem vida. O mesmo se aplica à cultura organizacional.

A cultura organizacional é o sistema operacional da empresa porque conecta todos os componentes da empresa, tais como: pessoas, áreas, objetivos, processos, tecnologia, etc. Sob esse olhar, a cultura é a forma como as pessoas e as áreas se relacionam entre si no ambiente da empresa. É a forma como os objetivos são perseguidos, os problemas identificados e resolvidos, as oportunidades mapeadas e o propósito de existência das pessoas unificado com o da empresa.

E por que é tão importante para o negócio ter uma cultura forte? Para crescer e se manter no mercado altamente competitivo. Com base em pesquisas realizadas pelas consultorias FTSE Russel e Great Places To Work, empresas com cultura forte performam cerca de três vezes mais que empresas na média de mercado segundo a consultorias. Além disso e, na minha visão, o principal motivo da perenidade, é que uma cultura forte não pode ser copiada pelos concorrentes, tornando-se o principal ativo e vantagem competitiva.

No mundo contemporâneo praticamente tudo pode ser copiado pelo mercado: produto, tecnologia, website, estratégias de comunicação, go-to-market, vendas etc. Mas, ninguém pode visitar sua empresa e copiar ou fotografar a sua cultura organizacional. Não pode copiar a forma como os problemas são tratados pelas áreas e pessoas, a conexão entre o propósito individual e do negócio, as pessoas da organização, e assim por diante.

Quanto mais forte a cultura, é maior a confiança que as pessoas possuem umas nas outras e na organização. O sistema se torna orgânico e menos corporativa a empresa precisa ser. Em uma organização com cultura forte, as pessoas assumem o protagonismo e sentem-se donas do negócio, porque há menos controle e a autonomia é valorizada possibilitando a busca contínua do propósito e objetivos da empresa, além do seu propósito pessoal. É preciso enxergar a cultura organizacional como o principal sistema operacional do negócio. Através da cultura forte, todas as pessoas e áreas se conectam em busca do propósito da empresa, alavancando a performance do todo. Além disso, como a cultura não pode ser copiada pelos concorrentes, ela se transforma no principal diferencial competitivo das empresas.

Então, qual é o sistema operacional que está “instalado” na sua empresa? No próximo artigo, compartilharei os desafios e o papel do líder na criação e gestão de uma cultura forte.

Sobre a empresa
Fundada em 2013, a Contabilizei é hoje o maior escritório de contabilidade do país e pioneira em oferecer o serviço totalmente online. Com o objetivo de oferecer mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas e profissionais liberais, a plataforma faz uso da tecnologia para automatizar processos e rotinas garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. Atualmente possui mais de 10 mil clientes espalhados por 48 cidades no país.

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