Incêndio na história
No mundo a grande notícia é o fogo na Catedral de Notre-Dame, tomara que não tenha sido criminoso, que tenha sido acidental, um uso de maçarico numa parte que estava sendo restaurada. Aliás, a catedral está constantemente sendo restaurada, eu vi cair – vocês todos viram – a agulha do teto da Notre-Dame. Isso é uma coisa que choca. A gente vai procurando ângulos para tirar fotos dessa igreja medieval, que inclusive foi palco do Alexandre Dumas, autor de O Corcunda de Notre-Dame, o Quasimodo. Na minha infância era um ícone, o Charles Laughton fazendo o papel de Quasimodo com a Maureen O’Hara no papel da cigana naquele filme. Enfim, isso é só para lembrarmos um pouco para nós brasileiros onde pega um pouco esse incêndio da Notre-Dame.
O sumiço dos autos
No Brasil, pior do que o incêndio foi essa censura do Supremo sobre a revista digital Crusoé, que eu assino e sei que é uma revista excelente. É uma revista eminentemente jornalística, com excelentes profissionais. Não é uma revista digital sensacionalista, mas é investigativa e descobriu e denunciou que nos autos da Lava Jato estava lá uma declaração da delação premiada de Marcelo Odebrecht sobre dinheiro para o “amigo, do amigo, do amigo”, dizendo que esse “amigo, do amigo…” era Dias Toffoli, presidente do Supremo. Acho que a censura fez o papel contrário porque chamou atenção para o fato. Quem não conhecia o fato ainda agora está conhecendo. Quem não conhecia ainda a revista digital Crusoé, agora está conhecendo. A revista vai dar um salto de assinantes. Agora, o pior de tudo, o mais grave de tudo, sumiu dos autos essa parte. E isso é o pior de tudo. Foram investigar e descobriram que o que havia entrado nos autos lá atrás, agora não está mais. Isso é gravíssimo, gravíssimo.
Gravação com Gentili
Eu ontem gravei com um condenado, o Danilo Gentili, do programa The Noite, no SBT em São Paulo. Ele não estava de tornozeleira, não. Foi condenado a seis meses de prisão por uma queixa da deputada Maria do Rosário. É um outro caso que Maria do Rosário acabou promovendo aquele contra o qual ela se queixou na Justiça, e a Justiça também acabou promovendo. Eu vou desfrutar disso, com um programa também com a audiência lá em cima.
O aumento e a provocação
Sobre a questão do preço do diesel, vocês preferem que se aumente o diesel nesse aumento recordista de 5,7%? É muito estranho, porque o maior aumento tinha sido três e pouco por cento, ou fomentar, incentivar uma ameaça de parada – mais uma parada – dos caminhoneiros? Vocês lembram daqueles 11 dias de país parado, já começando a faltar alimentos, faltando remédio. Nós cometemos um grande erro nas rodovias, se tivéssemos ferrovias isso não aconteceria. Mas, enfim, havia essa possibilidade. O aumento de 5,7% parece uma provocação, parece uma tentativa de açular os caminhoneiros para essa parada, essa imobilização, para que o país se dê mal. Parece que há a quinta coluna dentro da Petrobras estimulando isso. A empresa foi tão aparelhada em outras épocas que a gente fica desconfiando.
Perto do tri
Mas o ex-presidente Temer, que perdeu o foro privilegiado como presidente, perdeu também as imunidades previstas para presidente, que não podem ser processados por questões fora do mandato. Agora o Ministério Público encaminha para a Justiça Federal em Brasília mais uma denúncia em que ele pode ser convertido a réu pela terceira vez, sobre aquele decreto que teria sido feito para beneficiar empresas portuárias amigas e que ajudam na campanha eleitoral.
Pausa no exército vermelho
O MST não está invadindo mais, 43 invasões em março do ano passado, uma neste ano. O que está havendo? Um: não tem mais o dinheiro que vinha dos nossos impostos para eles. Dois: os fazendeiros se armaram. Três: não tem mais um INCRA favorável e nenhum governo favorável. Então esvaziou-se pelo menos as invasões, o exército vermelho, digamos assim, do MST apertou o freio por falta de logística para fazer as invasões.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS