Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão entre os estados com menor desemprego.| Foto: Daniel Castellano /Arquivo/Gazeta do Povo
CARREGANDO :)

Quatro estados brasileiros têm desemprego menor que o Canadá, que a Alemanha, que Estados Unidos, que Reino Unido - que as as economias mais saudáveis do mundo. Sabem por quê? Por causa do agro.

É “coincidência”, né? São quatro estados que estão bombando no agronegócio. Primeiro lugar:  Rondônia. Estado que eu vi crescer. Conheci o Rondônia em tempos do Teixeirão - governador Jorge Teixeira. Conheci mesmo, de helicóptero com ele, passando o estado todo. Eu estava fazendo um especial sobre a Amazônia para a Manchete.

Publicidade

Segundo lugar: Santa Catarina, que é um Brasil muito especial. Bombando. E terceiro e quatro lugares os dois mato grosso: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Celeiro do mundo. Não é mais nem celeiro do Brasil só, não: é celeiro do mundo. Exemplo para o mundo: eles estão com taxa de desemprego ao redor de 3%,  isso aí é considerado pleno emprego pelos economistas. É o agro.

Comitiva do agro

E nesse momento tem muita gente desses estados que está numa comitiva do agro brasileiro na China, chefiada pelo ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que já foi presidente da Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso, a maior do Brasil.

São 102 representantes da agricultura, pecuária, agroindústria, exportações. O presidente da República não vai pra lá, está com pneumonia. Mas eles vão ficar lá continuando os negócios. Só não saem agora os acordos. Eram acordos para tirar a burocracia, para dar mais rapidez aos pagamentos.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Então os empresários vão continuar lá fechando negócios. Todo mundo está falando que estão lá os irmãos o Wesley e Joesley (Batista, da JBS) e o ministro da Agricultura diz: “ah, vamos pensar no futuro”. Bom, foi aquele rolo todo lá com políticos em geral, né? Não foi só com Temer. Acho que foi com o Aécio também, foi na Lava Jato... meu Deus.

O risco da viagem

Enquanto isso o presidente Lula convalesce de uma pneumonia. Eu achei muito estranho o médico que veio de São Paulo dizer “não, ele pode viajar”. Meu Deus do céu, será que não olhou para a idade dele? Não é só isso: são 30 horas de voo num avião com ar condicionado e ar frio, e sem se mexer muito. Depois lá os compromissos e troca de clima. Seria uma loucura enviá-lo com pneumonia, mesmo que a ministra da Saúde tenha falado em “princípio de pneumonia”.  Como assim “princípio”? Mas, enfim, está medicado, está com antibióticos, e até agora as notícias dizem que está se recuperando na residência oficial, que é o Palácio da Alvorada.

Publicidade

O exemplo de Tarcísio

Há governante que justifica roubo de celular dizendo que é para tomar uma cervejinha. Mas há governante que não admite nenhum tipo de roubo, nenhum tipo de crime. É o caso do governador de São Paulo. Por causa disso, nos dois primeiros meses do ano o roubo de celular caiu 33% e o  roubo em geral no estado todo de São Paulo caiu 20%.

Essa é uma questão de presença. Quando tem um sinal de que há um governo leniente, amistoso, a bandidagem vai em frente. Veja o caso do Rio Grande do Norte. Agora, quando há sinais de que vai vir resposta dura, isso tem o poder de dissuasão, de fazer o criminoso desistir do seu ato criminoso. Esse é o poder das armas de defesa.