Ele já estava dando sinais. A própria Polícia Federal disse que ele agiu sozinho. O homem que protagonizou as explosões na Praça dos Três Podres chegou a ser candidato a vereador em 2020, no PL, antes da entrada de Bolsonaro no partido. Naquele ano o ex-presidente estava no PSL e entrou no PL no ano seguinte, em 30 de novembro de 2021. O autor das explosões foi candidato em 2020, mas não foi eleito. Talvez isso tenha marcado ele um pouco, depois veio a separação da mulher dele. Era um casamento de muito tempo, de 40 anos, com filhos de mais de 30. Aí, largou tudo lá em Santa Catarina, e veio para Brasília, em julho, e começou a postar essas coisas. Foi ficando, achando que ia salvar o país. A mulher dele disse que ele queria matar o Alexandre de Moraes. E aí acabou que matou a ele próprio.
Agora, eu fico pensando, começa assim o sensacionalismo. Ontem não falamos nisso porque eu queria saber o que tinha acontecido. Essa conclusão da Polícia Federal, de que ele agiu sozinho, é a mesma conclusão de que o Adélio Bispo agiu sozinho quando enfiou a faca na barriga do Bolsonaro. Só que essa não convence. Quem foi que botou o nome dele entrando na Câmara dos Deputados, naquele mesmo dia, 6 de setembro de 2018? Quem foi que pagou pensão? Quem foi que pagou advogado? Quem foi que pagou avião do advogado? Quem foi que pagou os computadores que ele tinha? Os celulares? Ele estava desempregado, o ex-filiado do PSOL, Adélio Bispo. Mas enfim...
COP29
Nós temos uma comitiva de umas 20 pessoas lá no Azerbaijão, em Baku, numa reunião do COP29. O Milei percebeu que era um convescote apenas, uma reunião ideológica, quase partidária, e chamou a comitiva de volta para a Argentina, e assim não gastar mais dinheiro dos impostos dos argentinos. Viu que não ia dar em nada. Eu não entendo essa conversa de crédito de carbono e não sei o quê. O rei do clima é o sol. No dia que a gente puder fazer alguma coisa com o sol ... agora, hoje nós sabemos que é pior quando o sol explode menos. É pior porque aí o esfriamento da terra significa a não produção de alimentos. A terra precisa de temperatura adequada para produzir alimentos em zonas temperadas e zonas tropicais. Nós conseguimos aqui a grande vitória da agricultura tropical, que é um sucesso. E a gente não sabia disso, pensava que a agricultura era só temperada. E na área fria, perto dos polos, é região gelada que não dá nada.
Então, é bom a gente botar um pouquinho de realismo nessas conversas, pois muitas delas dizem respeito a dinheiro, a gente sabe, e funcionam como um meio de assustar o povo. A gente viu na pandemia que usam o pânico coletivo para intimidar as pessoas e fazer com congelem o pensamento. O pânico congela tudo, congela a reação corporal e congela o pensamento. A pessoa não pensa e pode ser levada. É um perigo.
Bomba
Desse jeito as pessoas ficam desconfiadas do noticiário, perdem credibilidade. Todo mundo ouviu, né? Explosões na Praça dos Três Poderes: um carro explodiu. Gente, estão aí as fotos do carro. O máximo que provocou foi um foguinho no porta-malas. O carro não explodiu coisa nenhuma. O porta-malas ficou meio chamuscado, estava cheio de fogos de artifício. Tinha tijolo dentro do carro do Francisco Wanderlei Luiz, um chaveiro de 59 anos que aparentemente endoidou, publicou coisas, já se despedindo, dizendo: "entrego minha vida para que as crianças cresçam em liberdade, aqui de cima já posso ver os ares do nosso lindo e amado Brasil". Ele ainda faz uma menção sobre Bolsonaro e Lula. "Bolsonaro e Lula, se vocês amam o Brasil, se afastem da vida pública, chega de polarização". Acabou foi ele que radicalizou, atirou duas bombas que ele fez lá. Fizeram barulho só, não destruíram nada. Talvez, apenas uma parte d casa que ele alugou, pois ele avisou que tinha bomba na gaveta, quando abrissem a gaveta. E destruiu a vida dele, porque detonou uma bomba na cabeça.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS