Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, condenou o bloqueio do X no Brasil.| Foto: Bonnie Cash/Pool/EFE/EPA
CARREGANDO :)

O grande assunto é a manifestação da Casa Branca contra o bloqueio do X. A correspondente da TV Globo perguntou qual a visão da Casa Branca sobre o bloqueio do X, que já dura 20 dias – aliás, nesta quarta-feira muita gente disse que o X tinha voltado, há muitas versões sobre essa volta parcial ou total do X, alguma coisa tecnológica. A porta-voz da Casa Branca, do presidente dos Estados Unidos, disse o seguinte: “quando se trata de redes sociais, sempre fomos muito claros que todos devem ter acesso às redes, é uma forma de liberdade de expressão”. Importantíssimo isso.

Imagino que a tevê deve ter dado isso com estardalhaço, porque o jornalismo é feito de defesa da liberdade de opinião, que é vital para quem pratica jornalismo. Estou em Portugal, então não sei se deu ou não deu. De qualquer maneira, foi muito importante essa manifestação da Casa Branca, que vem junto com a afirmação da deputada Ana Vasconcelos, do Parlamento Europeu, dizendo que combater a desinformação não é atentar contra a liberdade de expressão, como acontece no Brasil. Isso, sim, foi publicado, ficamos sabendo porque o New York Post publicou, segundo o Poder360.

Publicidade

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

Inquéritos e investigações miram alvos no Executivo, no Legislativo e no Judiciário 

Está no Supremo um inquérito, cujo relator é André Mendonça, envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida. A vítima é a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O que se sabe é que a Advocacia-Geral da União vai entrar para defender Anielle, pedindo a condenação de Sílvio Almeida, que se diz inocente.

E três deputados federais do PL estão agora denunciados por corrupção pela Procuradoria-Geral da República, em um escândalo envolvendo R$ 1,6 milhão em recursos para a prefeitura de São José do Ribamar (MA), que fica perto de São Luís. Os denunciados são Josimar Maranhãozinho – que já tem outros inquéritos e foi flagrado num vídeo com caixas de dinheiro –, Pastor Gil (ambos do Maranhão) e Bosco Costa (SE). O relator é o ministro Cristiano Zanin.

Por fim, sendo verdadeiras as informações de gente ligada à Operação Maximus, da Polícia Federal, há desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins envolvidos em pagamento de propina, venda de sentença a prazo para uma mineradora. Eles estavam se queixando da demora no pagamento das prestações de venda. O desembargador Helvécio Maia foi afastado; o filho dele já foi preso e já foi solto. Também são investigadas as desembargadoras Etelvina Sampaio Filipe, que é presidente do tribunal, e Angela Maria Prudente. Elas se dizem injustiçadas, que isso é uma barbaridade. Eu acho que são amadores, porque em geral os corruptos usam terceiros desvinculados, para chegar com a malinha e pedir o dinheiro para resolver o problema imediatamente nos tribunais. Só que é difícil que o Conselho Nacional de Justiça descubra tudo isso, e acaba indo para a Polícia Federal.

Lula vai ficar sozinho na defesa de Nicolás Maduro 

Lula agora está sozinho na sua proteção a Maduro. Ele ainda quer defender o venezuelano, por exemplo, em uma reunião marcada para 24 de setembro, em Nova York, paralela à reunião da ONU, sobre a proteção da democracia contra extremismos, e Maduro é um extremista da arbitrariedade e do totalitarismo, forjando eleições, forjando a vitória.

Publicidade

E por que Lula está sozinho? Porque a Câmara dos Deputados da Colômbia, por 83 votos a 27, disse ao presidente Gustavo Petro – que estava junto com Lula mesmo depois que o presidente do México saiu – que ele tem de reconhecer a vitória de Edmundo González, exilado na Espanha para não ser preso. Mas Lula insiste em defender Maduro, está dando tempo para Maduro, e agora está sozinho como responsável por Maduro.