A primeira vacina genuinamente brasileira contra a Covid-19 foi aplicada pela primeira vez em voluntários, de forma experimental, nesta quinta-feira (13), em Salvador. Estavam presentes no lançamento da fase 1 o ministro da Tecnologia, Ciência e Inovações, Marcos Pontes, autoridades sanitárias de Salvador e representantes das duas empresas que estão nesse projeto — uma americana e outra indiana.
Nesta primeira fase, com 90 voluntários, 45 receberão placebo e 45 receberão a vacina. Depois de três meses virá uma segunda fase com mais 400 voluntários, quando será feita a avaliação dos resultados, de eventuais efeitos colaterais e de eficácia da vacina. E, depois de um ano mais ou menos, será feita a aplicação na fase 3, com um público bem maior. Esse é o ritmo normal de desenvolvimento de uma vacina.
E que vacina é essa? É esse moderno RNA mensageiro, que mexe com proteínas e tal, desenvolvida aqui mesmo no Brasil. Só que tem uma vantagem sobre as outras: ela tem capacidade de funcionar contra cinco variantes do coronavírus. Diferentemente dessas que ainda estão centradas na primeira, que saiu da "fábrica" e já nem existe mais. Essa vacina brasileira com certeza será aplicada quando já não houver mais essa pandemia e sim as endemias, os surtos, que serão anuais ou sazonais.
Outra boa notícia é que a Fiocruz começou o descongelamento do IFA nacional, o insumo farmacêutico ativo para produção de vacinas da AstraZeneca. Só que não é exatamente nacional, mas sim uma transferência de tecnologia prevista em contrato quando o Brasil comprou as doses da AstraZeneca. A partir de fevereiro, a Fundação Oswaldo Cruz vai estar disponibilizando essa vacina.
Mortes por Covid em 2022
Qualquer pessoa pode acessar o site transparência do registro civil e verificar as causas de morte no Brasil. É lá que se registram as certidões de óbito, onde constam a causa da morte, que é dada pelo legista ou pelo médico.
Pois bem: neste ano, a Covid matou, até quarta-feira (12), 1.214 pessoas. O total das mortes foi 33.033. Ou seja, por causa da Covid, menos de 3,7% das mortes. E quanto mataram as outras doenças respiratórias? 8.207. E doenças cardiovasculares? 7.531 mortes.
Derrota de Biden
A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a decisão do governo Joe Biden que obrigava os empregadores com mais de 100 empregados a exigir dos trabalhadores a vacina contra Covid para entrar no emprego. A exigência foi derrubada por 6 a 3. A estatística mostra que até hoje apenas 18% dos empregadores exigiam.
Agora, por 5 a 4, um placar mais apertado, a mesma Corte decidiu que os hospitais que recebem verbas públicas, esses sim podem exigir a vacina de seus profissionais de saúde.
Palmas para o barbeiro
Vejam só como as pessoas comuns têm consciência de sua responsabilidade. O barbeiro estava na porta de sua barbearia em Ouro Preto (MG) e percebeu a encosta do Morro da Forca se agitando e o perigo de deslizamento. Ele correu para a rua gritando, logo veio uma funcionária municipal, e mais uma pessoa, e eles passaram a desviar o tráfego dos automóveis e as pessoas.
Em seguida, o talude não resistiu e o Morro da Forca desabou, levando três grandes casarões históricos que já estavam interditados justamente por causa da iminência do desmoronamento.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS