Ouça este conteúdo
Contagem de votos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deu mais um toque na proposta de contagem pública de votos. É a questão mais essencial para o nosso voto na eleição presidencial, de governadores, de dois senadores por estado, da Câmara Federal e das assembleias estaduais.
Não podemos continuar nessa dúvida atroz: "Como será que contaram?", "como será que houve o desempate?". A Constituição fala em transparência, a Constituição existe para imperar. Se não houver o império da lei maior, não haverá o império das liberdades e da democracia. É essencial que nós tenhamos uma eleição sem dúvidas.
Na Venezuela havia transparência, mas havia a força do ditador. Se Nicolás Maduro não sair agora em janeiro, quando terminar o último mandato dele, ele será considerado ditador para o governo de Donald Trump.
Governadores
Outra questão também institucional: os governadores se reuniram aqui em Brasília, na terça-feira (10), preocupados com essa reforma tributária que cada vez mais tira a autonomia dos estados federados. Gente, isto é uma república federativa. Os estados têm que ter a sua autonomia. No momento em que o governo da União centraliza a arrecadação, os governadores ficam de bandeja na mão. E com dependência financeira, ficam dependentes políticos também.
E aí é mais ou menos uma ditadura do presidente da república pressionando os governadores. Essa é uma questão que abala a todos nós. E os governadores reunidos ficam mais fortes.
Lula
O presidente Lula levou um susto por causa do ferimento causado naquele acidente doméstico na primeira quinzena de outubro. Aquela concussão foi tão forte que chegou a abrir o couro cabeludo. A hemorragia voltou e o Hospital Sírio-Libanês de Brasília percebeu que era uma situação grave demais, transferindo Lula para São Paulo. Abriram o crânio dele para aliviar a pressão sobre o cérebro.
O cérebro é um órgão vital. Se ele for empurrado, ele volta ou não volta? O que afeta, o que não afeta? Eu já passei por isso, só que não abriram na minha cabeça, não foi um caso tão grave quanto o de Lula. É muito grave porque o cérebro é o responsável por todos os movimentos do corpo, inclusive do coração e dos pulmões. Enfim, ele está lá na UTI. Os médicos do Sírio-Libanês têm sido otimistas, mas há expectativa porque tem a questão política.
Cardeais
O Papa Francisco fez 21 novos cardeais. Eu queria registrar aqui que nomeou o cardeal mais novo que existe, de 44 anos. Mikola Bichok é da igreja ucraniana em Melbourne, na Austrália. Provavelmente ortodoxo ou algo assim. E pelo jeito, é de etnia nativa da Austrália. É a igreja botando mais, digamos, diversidade aí no colégio dos cardeais.
Conteúdo editado por: Jônatas Dias Lima