Começou no Rio de Janeiro a reunião do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, inclusive a Argentina. A economia da Argentina, de Javier Milei, vai crescer 8,5% neste ano, segundo previsão o J.P. Morgan. Já o Brasil tem previsão de crescimento de 3,2% do PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com o Banco Central.
Milei deve se encontrar com o ditador da China, Xi Jinping, no Rio de Janeiro, mas não com Lula (PT). O presidente brasileiro vai se encontrar com Xi Jinping na próxima quarta-feira (20) no Palácio da Alvorada. O chinês passará o dia todo na residência oficial da presidência e à noite será homenageado em um jantar no Itamaraty.
Na China ninguém vai reclamar, porque provavelmente ninguém vai noticiar isso, mas a China fechou um dos melhores e maiores hotéis de Brasília, vizinho do Palácio da Alvorada, na beira do Lago. O único hóspede que pode permanecer no local é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O ministro chegou a dizer que ficará porque o “Xi é brother”.
A equipe chinesa vai se hospedar no hotel com 400 apartamentos. A comitiva brasileira que foi à 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontece em Baku, no Azerbaijão, é de 1.914 pessoas. É a maior comitiva estrangeira no evento, somos um super país rico.
Biden pensa que a Amazônia é da humanidade e não do Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esteve na Amazônia neste domingo (17). Durante um pronunciamento, ele disse que inicialmente chegou a pensar que só estava ajudando os seringueiros – ele ainda é do tempo dos seringueiros, com a cabeça no Henry Ford –, mas está ajudando a humanidade.
Dando a entender que a Amazônia não é do Brasil, é da humanidade. Aparentemente, ele não sabe que a Amazônia é o Brasil, não é do Brasil, é o Brasil, a maior parte da Amazônia.
Além de xingar Musk, Janja mostra que não tem compaixão ao falar de autor de explosões
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva, a Janja, ofendeu neste sábado (16) o empresário Elon Musk com palavras chulas, vulgaridade e grosseria. Musk será um integrante importante do governo de Donald Trump, que assume dia 20 de janeiro.
Até o marido dela, o presidente Lula, disse em um discurso no dia seguinte que “não temos que xingar ninguém”. A declaração de Lula foi interpretada como um recado público para a primeira-dama.
Mas depois de xingar o bilionário, Janja fez pior e mostrou que o seu coração não tem compaixão, se referindo ao suicídio do Francisco Wanderley Luiz, ela disse: “O bestão lá acabou se matando com fogo de artifício”.
E ainda arrancou risos da pequena plateia que estava acompanhando. Enquanto isso, as autoridades precisam esclarecer o incêndio ocorrido na casa de Wanderley neste domingo (17) em Rio do Sul (SC).
Os vizinhos viram a ex-mulher de Wanderley espalhando gasolina na casa de 50 m², que tinha também a banca de chaveiro com a qual ele trabalhava. Ela teve 100% do corpo queimado durante a ação e foi socorrida, ainda não foi esclarecido se foi acidental ou não. Pelo que descrevem das queimaduras, a sobrevivência dela é muito improvável.
O que aconteceu? Fizeram um barulho enorme para esquecer a derrota na eleição municipal, para esquecer a inflação, a falta de cortes nos gastos públicos, a dívida pública em crescimento.
Fizeram um barulho tão grande quanto os rojões detonados por Wanderley na frente do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o caso parece ser uma tragédia familiar. Ele teria ficado desequilibrado depois da separação. Tudo indica.
O discurso de Anielle Franco
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez um discurso dizendo que é preciso evitar que pessoas sejam violentadas e mortas. As pessoas não são violentadas e mortas pela cor da pele, pelo menos aqui no Brasil. Na África, pode acontecer por etnias diferentes. No mundo em geral, isso é motivado por religião. Parece que não leem a Constituição que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.