O Senado, através de suas lideranças, fez um apelo para que o isolamento social continue sendo mantido. Enquanto isso, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), em entrevista em Munique, disse que os governos devem garantir o bem estar das pessoas que perderam seus salários e estão precisando desesperadamente de comida, produtos de higiene e outros serviços. Ele disse que está preocupado com a saúde mental da população.
Parece que coincide com o que o presidente Jair Bolsonaro está pregando. Ele também está preocupado com a saúde mental da população e complementou dizendo que esse desespero pode levar ao suicídio. O ministro da Economia da Alemanha se suicidou.
Além disso, o diretor-geral da OMS também disse que o uso de máscaras não é necessário para todos porque não há uma comprovação de eficácia. As máscaras são recomendadas para os profissionais de saúde e as pessoas contaminadas.
Geddel quer ir para casa
O Senado decidiu também aprovar uma espécie de "coronavoucher" para aqueles que ficarem sem renda por cauda do vírus. Na semana passada, a Câmara já tinha aprovado essa medida.
Temos 12 milhões de desempregados, herança do governo Dilma. E temos 38 milhões de autônomos que trabalham hoje para comer no dia seguinte. O valor do benefício é de R$ 600.
Esse dinheiro vai sair ou dos nossos impostos ou de empréstimos que o governo terá de fazer. O procurador-geral da República sugere que se pegue uma parte dos R$ 51 milhões que estava na cada do ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Geddel está preso e pediu para cumprir a pena em casa por conta do coronavírus. Mas o ministro Edson Fachin, do STF, não permitiu. Segundo ele, Geddel está isolado em uma cela e por isso não há perigo de contaminação. O presídio informou que ele está bem cuidado.
Que dó
Dá dó ver os produtores de hortaliças, hortifrutigranjeiro, de flores, entre outros picotando suas mercadorias para transformar em adubo. As feiras em São Paulo fecharam.
Quando eu era menino, a gente dizia que jogar pão fora era pecado. Isso é um pecado. As pessoas estão perdendo alimento, perdendo aquilo que iria nos nutrir muito bem. E as flores que embelezam a nossa vida.
Teoria da conspiração
Parece que o coronavírus tem um mecanismo de pontaria muito preciso. Os locais que mais têm casos são São Paulo, Milão e a Lombardia. A Lombardia está para a Itália assim como São Paulo está para o Brasil.
Outro país bastante afetado pela doença, de forma preferencial, são os Estados Unidos. Engraçado. Eu chego até acreditar em algumas teorias de conspiração.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS