Ouça este conteúdo
O sonho da casa própria, financiado pela Caixa Econômica Federal, está mais caro. O juro, que era TR mais 9,10%, agora é TR mais 11,12%. A verdade é essa, está mais caro. A justificativa é que a taxa básica de juros está mais alta porque a obrigação do Banco Central é controlar o crédito e a moeda. E a moeda está se desvalorizando. Seria uma medida antidólar e inflação. Inflação que está batendo perto de 5%, a inflação oficial.
Os preços a gente vê aí subindo 10%, quando não mais. Além disso, a arrecadação continua subindo. O governo está cobrando cada vez mais, arrecadando cada vez mais. Neste ano, só até novembro, a arrecadação subiu, descontada a inflação, 10%. Subiu realmente 10%. Nós pagamos em trilhões, 2 trilhões, R$ 391 bilhões. Aí a gente se pergunta, estamos tendo qualidade de serviços públicos na mesma proporção? Não, não, ao contrário.
Propaganda
O presidente Lula está reclamando que isso é falta de comunicação do governo. Não, é propaganda, ele adora propaganda. Só que ele não está vendendo nada. Ele é prestador de serviço público e não precisaria de propaganda, basta prestar bons serviços públicos. Imagina se serviço de saúde fosse ótimo, serviço de ensino fosse excelente, de saneamento básico fosse maravilhoso, se não tivesse ponte caindo, se tivessem sido cumpridas as promessas para o Rio Grande do Sul depois da devastação com as enchentes, se tivesse excelente serviço de legisladores atentos aos reclamos do povo, justiça funcionando maravilhosamente, todo mundo cumprindo a Constituição, aí valeria a pena pagar dois trilhões e tanto de imposto. Mas ele acha que é preciso propaganda, vai botar um publicitário, vai tirar o Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação. Confiou tanto no Paulo Pimenta que o tornou o ministro especial para resolver a devastação do Rio Grande do Sul. Ele volta para a Câmara dos Deputados, para onde ele foi mandado pelos eleitores dele do Rio Grande do Sul.
Eu não sei a troco de quê o sujeito recebe um mandato e não cumpre esse mandato, vai fazer outra coisa. Não é só o Paulo Pimenta, não. São todos os que viraram ministros e eram deputados ou senadores. Meu Deus, senador é nomeado pelo eleitor para representar o Estado, depois ele faz uma banana para o eleitor? Que história é essa? Devia perder o mandato no momento que aceita ser empregado do presidente da república e não empregado dos seus eleitores. Devia perder o mandato, porque ele está traindo os seus eleitores. Não é isso?
Bom, aí vai lá um publicitário, um marqueteiro chamado Sidônio Palmeira. Vai tentar vender um produto ruim.
E tem uma boa notícia para o pessoal do Facebook e do Instagram. O chefão da Meta, o Mark Zuckerberg, está anunciando que não vai ter mais verificadores de fato, pois cometem muitos erros e tem tendência política. Não. E vai trabalhar para não haver mais censura em tribunais secretos da América Latina, ele disse. Foi ele que disse. Aqui no Brasil não deve ter, porque aqui a Constituição proíbe a censura, portanto nenhum tribunal ousaria censurar alguma coisa se está proibido pela Constituição. Segundo o artigo 220 é vedado todo e qualquer tipo de censura. Ainda diz lá, artística, política e intelectual.
Mas ele disse que há tribunais secretos que retiram conteúdo, que mandam retirar conteúdo das redes sociais e que ele não vai mais cumprir isso. E que vai ter o apoio do governo Trump. E que ele agradece o apoio do governo Trump, e que vai trabalhar com o governo Trump para tirar a censura dos países que querem censurar. Diz que não fez isso antes porque não teve o apoio de Washington, da Casa Branca, porque esse tipo de ação só com o apoio da Casa Branca, tanto que o próprio Elon Musk recuou, pagou as multas lá, etc., porque não tinha o apoio da Casa Branca. Agora ele vai fazer parte da Casa Branca, a partir do dia 20.