Depois de passar na lavanderia do Supremo e “limpar” a ficha, Lula agora está em Brasília desde segunda-feira (3), fazendo contatos políticos. Nesta quarta-feira (5), o ex-presidente se encontrou com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, e Gilberto Kassab, presidente do PSD.
Curiosamente, o encontro foi noticiado como “Lula faz contatos com o centro”. Não é interessante chamarem de centro e não de Centrão?
Enfim, Lula disse que quer ganhar de Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, reduto eleitoral do presidente. Para isso, escolheu o deputado federal Marcelo Freixo, hoje no Psol, para ser seu candidato ao governo do estado do Rio.
O ex-presidente deve estar preocupado com o fato de que Bolsonaro está entrando bastante no Nordeste, um território até então petista. Inclusive levando água a regiões mais secas. A água do Rio São Francisco já chegou ao Ceará, por exemplo. O Ceará está até colhendo trigo, imaginem só as coisas incríveis que o povo nordestino consegue.
Lula, segundo pesquisa do Poder 360, ganharia a eleição de Bolsonaro no segundo turno por 52% a 34%. A diferença é grande, então não se justifica essa aparente indecisão do ex-presidente. Lula parece que está muito cauteloso em anunciar que é candidato à presidência da República.
Robson volta para casa
Bolsonaro foi ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5) e se encontrou com o novo governador Cláudio Castro (PSC). Eles tiveram uma reunião a portas fechadas e não falaram com a imprensa depois.
Os dois foram juntos receber no aeroporto Robson Oliveira, motorista do jogador Fernando, que ficou dois anos preso na Rússia e agora foi libertado e resgatado graças ao empenho de Bolsonaro. O presidente chegou a tratar do caso com o mandatário russo Vladimir Putin.
Robson foi vítima de uma infelicidade. A pedido da família do jogador, ele trouxe do Brasil um remédio contra a dor para o sogro do Fernando. Mas o medicamento, que é livre no Brasil, é proibido na Rússia.
Arma branca mata e muito
Ainda sobre o caso do ataque à creche na cidade de Saudades, em Santa Catarina. O autor do crime, de 18 anos, usou uma espada ninja para matar três crianças e dois adultos, uma arma branca. É surpresa para muita gente que só faz campanha contra o direito de defesa por arma de fogo.
Em Tocantins e em Roraima, as facas matam mais. Em Santa Catarina, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piauí, as mortes por faca equivalem a mais ou menos um terço dos casos de homicídio.
No Rio de Janeiro é estranho que, apesar de todo o noticiário de fuzis, etc, as mortes por arma de fogo representam mais ou menos dois terços do total — 25% das mortes são provocadas por outro instrumento, que não é arma de fogo e nem arma branca. É uma coisa assim, inédita.
13º para aposentados
Uma boa notícia para aposentados e pensionistas. Foi publicado o decreto do presidente Jair Bolsonaro antecipando o pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS. Metade vai ser pago em maio, agora, e a outra metade em junho. Vai levar para o bolso de aposentados e pensionistas algo em torno de R$ 53 bilhões.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS