O presidente Lula, chefe de Estado do país mais importante do Mercosul, foi a Assunção (Paraguai) para uma reunião de chefes de governo dos países que são membros. Com a Bolívia entrando no Mercosul, inclusive.
O chefe de estado do segundo país em importância no Mercosul não vai estar. Javier Milei, presidente da Argentina, esteve no fim de semana em Santa Catarina, com toda a logística de segurança e transporte proporcionada pelo governador Jorginho Mello, participando de uma conferência da ação política conservadora e Liberal [CPAC Brasil 2024]. Também estava o representante da direita chilena [José Antonio Kast, líder do Partido Republicano do Chile], o representante da direita boliviana [o empresário Branko Marinković].
Em Assunção estará a ministra de relações exteriores do governo argentino. Não sei se Milei está evitando Lula. Mas deve estar, pois ele veio ao Brasil e não fez nenhum comunicado ao governo brasileiro.
Lula se vangloriava de acumular presentes diplomáticos
Lula fez uma declaração outro dia que me lembra o Rei-Sol, Luís 14, da França. L'État, c'est moi ("Eu sou o estado"). Lembra também Dona Leonor, a mulher de Adhemar de Barros [ex-governador de São Paulo], que chamava os brasileiros de "meus filhinhos". Ele é o povo brasileiro. Ele disse: "quando vocês acharem que eu estou fazendo uma coisa errada, tem que pensar 'eu estou errando'; é porque o Lula é o povo na Presidência". "Eu não estou na Presidência para receber colar e pedra preciosa", disse, se referindo ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eu vi as joias pelas quais ele foi indiciado. Ele ganhou de um príncipe Saudita. Mas é tudo de uso pessoal. É um anel, são abotoaduras, caneta. O estado brasileiro não tem dedo para botar um anel. Não tem punho para abotoadura. É laico, não pode rezar. Mas, enfim, são coisas da Justiça.
Lula fez essa provocação. Mas em 2016 ele se vangloriou de ter levando 11 contêineres de acervo e disse que entre os presidentes do Brasil, de Mal. Floriano para cá, ninguém recebeu tanto presente quanto ele. Eu sei que ele devolveu 529 presentes e teve que pagar os outros. Mas não foi processado.
Esquerda conquista mais cadeiras na França
Na França, a esquerda fez mais cadeiras no Parlamento. Ela se uniu para evitar o crescimento da direita. A esquerda ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar ficou partido de centro, de Emmanuel Macron [presidente francês]. E, em terceiro, o partido da Marine Le Pen [líder da direita francesa].
Supremo criou problemão para peritos
O Supremo criou um problema sério para os peritos, para o pessoal da medicina legal: os 40 gramas de maconha. Eles precisam se aperfeiçoar para atestar a natureza do item, se é a mesma maconha, e tem que ter balança certificada, senão não vale a pesagem. Os peritos, no país inteiro, não sabem o que fazer. Tomara que saia logo a emenda constitucional, que é superior a qualquer decisão do Supremo. O STF não é superior ao Congresso Nacional e nem à Constituição.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS