Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Lula tenta tranquilizar o mercado, mas fracassa tanto nas ações como nas falas

Lula
Enquanto Lula estabelece relações com partidos do Centrão, PT critica abertura dos cofres para pagar emendas parlamentares. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Ontem o presidente Lula, falando a investidores num evento no Itamaraty, tentou tranquilizá-los, dizendo que o governo vai garantir estabilidade política, jurídica e fiscal. Acho que está fora das mãos dele a jurídica, afinal, é o Supremo que dá sustos nas pessoas. Na política, a estabilidade depende do Congresso Nacional e a estabilidade fiscal ele próprio já desdenhou a meta de zero déficit. E ainda por cima disse à plateia que o Estado não precisa encolher para prestigiar a iniciativa privada, ou seja, o Estado vai continuar engordando. E ele disse que não vai vender nenhum ativo do Estado, ou seja, não vai privatizar nada. Então, o pessoal deve ter saído assim com a cara no chão.

Enquanto isso, a gente está vendo aí, quanto ao direito de propriedade, houve, segundo a Confederação Nacional da Agricultura, 61 invasões, promovidas pelo MST até julho deste ano. Isso já dá o mesmo número dos quatro anos do governo Bolsonaro (foram 62). Não sei se o governo está fazendo alguma coisa ou não. Eu sei que o pessoal da agricultura familiar, da CONTAG, está se queixando da falta de resposta do governo, deixando os produtores de leite e lácteos, laticínios, na mão, com grandes importações de produtos lácteos do Uruguai e da Argentina, inclusive a preços inferiores dos brasileiros. Eles estão achando que tem dumping nisso aí.

Embolia

Agora, vocês devem ter acompanhado essa moça Luana Andrade, de 29 anos, ligada ao SBT. Foi fazer uma lipoaspiração num hospital, e não é um hospital qualquer, é o Hospital São Luiz de São Paulo, excelente hospital, e teve embolia pulmonar maciça. Foi imediatamente para a UTI, fizeram de tudo, com todos aqueles produtos que dissolvem a embolia e tal e não adiantou, pulmão parou, depois o coração parou. Eu acho que todos nós já sabemos o que tem provocado essas embolias.

Fanatismo ambientalista

Eu queria falar sobre uma manifestação na Galeria Nacional de Arte, de Londres, de dois manifestantes de um órgão ambientalista que quer parar com o petróleo. Estão protestando contra uma ação do governo inglês, que autorizou mais perfurações no Mar do Norte para retirar petróleo. Aí eles atacaram um quadro de Velásquez, que já tinha sido atacado por uma manifestante canadense em 1914, se não me engano. A faca rasgou o quadro do Velázquez. É a Vênus se olhando no espelho, eu acho que é o Cupido que está segurando o espelho para a Vênus. Velázquez é o grande pintor espanhol, excelente. Aí agora tinha um vidro na frente, um vidro à prova de martelo, mas os dois usaram martelo. Martelaram, martelaram e fizeram discurso. Inclusive, a cara dos dois lembrava o da Greta. Foram presos.

Mas eu pergunto o seguinte: e se o juiz emitisse uma sentença para eles assim “Para o resto da vida vocês ficam impedidos, proibidos de usar qualquer produto feito com petróleo, de derivado de petróleo”. Eles não poderiam mais usar escova de dente, o copo plástico, o ônibus que vai trafegar com combustível, o navio, a moto, o carro, não vão poder andar sobre o asfalto, não vão poder calçar o sapato, não vão poder usar tecido que é feito com tecido de plástico, não poderão usar caneta, nem o celular, nem o computador, nem os óculos, nem a eletricidade que vem em fio encapado com plástico de petróleo. Então eu estou contando isso só para vocês verem a imbecilidade desse fanatismo que parece resultar em “tudo bem, então, voltemos às cavernas”. Tudo aquilo que a civilização descobriu, aperfeiçoou e passou a usar da natureza, vamos desprezar ou destruir e voltar às cavernas.

Só queria contar essa idiotice para vocês, depois de outra que acaba conduzindo a acidentes que ficam com explicações que precisam ser veladas. Embolias, miocardites e similares.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.