Como se não bastasse o editorial do Washington Post criticando Alexandre de Moraes e dizendo que o Brasil está do lado da China e da Rússia e não ao lado dos países democráticos, porque não respeita a liberdade de expressão nem o devido processo legal, outro órgão estrangeiro e de caráter internacional, o Human Rights Watch, diz que o presidente do Brasil está sendo muito mole com Nicolás Maduro. O fato é que Lula assumiu essa responsabilidade; ele era o marqueteiro do Maduro, agora é visto no mundo como corresponsável.
E é conversa mole mesmo. Até agora 12 países das Américas assinaram uma nota dura reprovando Maduro, que agora anuncia ordem de prisão do candidato que ganhou a eleição. É o mesmo que Daniel Ortega faz na Nicarágua, só que previamente: antes de a pessoa ganhar ela já vai presa. E o governo brasileiro está tratando Maduro com panos quentes. Não vai adiantar nada, é isso que Maduro quer: ele pediu tempo, ganhou tempo. O tempo dele é tão precioso que ele antecipou o Natal para 1.º de outubro, para distrair a população. Melhor assim que invadir a Guiana, pelo menos.
WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia
Energia elétrica mais cara vai fazer subir a inflação
Nossa conta de eletricidade é uma das mais caras do mundo, e ficará mais cara ainda com essa nova bandeira tarifária. A Associação Brasileira dos Consumidores de Eletricidade diz que os consumidores vão pagar R$ 100 bilhões a mais neste ano por causa disso. Vai puxar a inflação ainda mais para cima, e já tem economista me dizendo que essa história de PIB crescendo 1,4% é, na verdade, crescimento da inflação; é inchaço, não crescimento. Além de tudo, a dívida pública e o déficit estão aumentando, e aperta-se o cinto do próprio governo. Tem gente reclamando. Ainda ontem falei do perigo de despejo de embaixadas que não têm dinheiro para pagar o aluguel, um vexame para o país.
Brasileiro está usando o X e desafiando Moraes
No primeiro dia de bloqueio no X perguntei se havia alguém aí no Brasil com quem eu pudesse falar. Agora, já está perto de 1 milhão de pessoas que me responderam. São 990 e poucos mil visualizando para dizer que estão usando o X. Um levantamento mostrou no mínimo 12 congressistas usando o X abertamente. Eles podem, porque são – ou seriam – invioláveis, diz a Constituição, por quaisquer palavras, civil e penalmente. Além disso, não existe lei proibindo que a pessoa encontre alternativa para ter voz na rede social. E essa tal multa? A pessoa não é intimada e não tem tempo para se defender. Não existe o devido processo legal, nem o direito à ampla defesa neste caso.
As enchentes podem voltar ao Rio Grande do Sul
Queria lembrar especialmente ao Rio Grande do Sul que dia 29 é o dia de São Miguel. Sou gaúcho e lembro que todos os anos tinha “enchente de São Miguel”, as “chuvas de São Miguel”. E ninguém até agora limpou calha nem de rio, nem da Lagoa dos Patos, para dar mais vazão à água. Se a água não consegue sair, todo mundo sabe que o nível já está mais alto. Por quê? Porque a calha está entupida, tem areia no fundo, a água está mais acima. Qualquer chuvinha agora vai fazer tudo transbordar de novo. Não fizeram nada até agora? Teriam de ter feito há dez anos.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS