Incrível o que aconteceu no município de Campinas, uma invasão do MST. O nome do lugar é Fazenda Santa Mariana. Eles não só invadiram, como tocaram fogo na reserva legal da fazenda. Dois crimes, um contra o direito de propriedade e outro ambiental. É incrível.
Chegando lá, a polícia os enxotou. Um dos líderes da invasão afirmou em uma entrevista que a polícia os tirou de lá arbitrariamente. Ele se queixou da arbitrariedade que é a polícia, em um flagrante, de agir para cessar o crime. Agora, também tem um crime contra o jornalismo.
Eu vi a notícia dizendo que a fazenda fica na cidade de Campinas. Eu disse, opa, Campinas tem uma fazenda dentro da cidade? Sabe que jornalista não sabe a diferença entre cidade e município?
O jornalista que não sabe, fique sabendo agora, que cidade é uma aglomeração urbana, como é uma vila. Município é uma pessoa jurídica do direito público, uma parte da federação. A federação tem a União, os estados e os municípios, que são as pessoas jurídicas do direito público.
Mas tem gente que não sabe. Um dia, discutindo com um colega na Globo, ele disse: "não, cidade e município são sinônimos". Ok, está bem. Então, Altamira é a maior cidade do mundo, não é?
Proibição de cigarro eletrônico
Estou acompanhando essa questão da Anvisa proibir o tal cigarro eletrônico. Estou em Portugal e muita gente fuma cigarro eletrônico aqui, mais do que no Brasil. O Brasil, felizmente, é um país com poucos fumantes.
O cigarro eletrônico, dizem as notícias, tem dois milhões e meio de fumadores no Brasil. Aqui a gente vê na rua todo mundo fumando cigarro eletrônico, mesmo estando proibido.
Segundo a Anvisa, a causa principal da.l proibição é a nicotina, que é viciante. Eu disse, peraí, proíbe cigarro eletrônico por causa da nicotina? E o outro, cigarro? Cigarro tradicional não é proibido, não tem nicotina?
Então que se proíba fumar, mas não justificar a proibição com a nicotina. Eu acho que é muito mais fácil fazer isso, porque onde é que se viu inalar fumaça em vez de ar? É isso que é. Se o sujeito botar fumaça no pulmão de propósito, não faz nenhum sentido.
Eu não estou defendendo a liberação do cigarro eletrônico, não. Eu só estou querendo simetria, que seja análoga, que haja justiça.
Surto de dengue no Brasil, um escândalo
E por fim, já que eu falo em questões de saúde, o escândalo vergonhoso que é o Brasil ter, neste momento, quase 3,6 milhões de casos de dengue, com a possibilidade de ter, neste momento, quase 4 mil mortes.
Tendo tido, no ano passado, 1,6 milhão de casos, isso não foi alerta suficiente para as autoridades sanitárias tomarem as medidas preventivas. Isso é um escândalo muito maior que o da Covid, porque Covid era uma novidade que ninguém sabia o que era. Ninguém sabia que tinha tratamento.
E teve gente que disse que não podia tratar. Aí morreu muita gente com essa. Mas a covid era uma novidade, e se aproveitaram, fizeram campanha para assustar as pessoas, tiraram partido político nisso, era uma novidade.
Mas a dengue não, ela nós conhecemos. Olha, eu estou em Portugal, teve dois mil casos de dengue em 2012 na Ilha da Madeira, que fica lá na costa da África, que é uma província autônoma portuguesa. Depois de 2012, nunca mais.
Aqui, em Portugal, zero caso. Tem mosquito também, mas está sob controle porque é possível prevenir. O que não se fez no Brasil. Um escândalo vergonhoso.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS