A Marinha, com seus mergulhadores no Rio Tocantins, embaixo da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que caiu no último domingo (22), fez imagens dos tanques contendo ácido sulfúrico e defensivos, que parecem estar intactos. O perigo foi afastado, ainda assim não houve liberação para uso da água.
Tudo indica que 16 pessoas continuam desaparecidas, inclusive crianças. Tudo por falta de manutenção, apenas isso. E tem centenas de outras pontes em situação igual ou pior.
Avião da Embraer pode ter sido abatido por míssil russo
Investigação aponta que um avião, construído no Brasil, foi abatido pelo fogo antiaéreo russo. As defesas russas confundiram o GPS do avião e o abateram. O piloto fez milagre ao salvar 29 pessoas dentre 67.
Não é a primeira vez que o fogo russo ou soviético abate um avião de passageiros. Em 1983, um jumbo da Korean Airlines, num voo de Nova York a Seul, que estaria no espaço aéreo soviético, na rota que passa pelo Alasca e bordeja o território russo, foi abatido por dois MiG soviéticos.
Foram 269 pessoas mortas na época, inclusive um congressista americano.
Milei é o presidente com melhor avaliação da América do Sul
Uma pesquisa da CB Consultoria Opinião Pública, da Argentina, divulgada nesta quarta-feira (25), ouviu 12 mil pessoas nos últimos dias, sobre os presidentes sul-americanos.
Javier Milei está entre o número um de aprovação. No segundo lugar está Luis Lacalle Pou, do Uruguai, e em terceiro Santiago Peña, do Paraguai.
Lula entrou em quinto lugar. Está bem classificado, porque são muitos os presidentes. A pior é a do Peru, Dina Boluarte, e melhor que ela, mas ainda ruim, está Nicolás Maduro, da Venezuela. Em seguida Luis Arce, da Bolívia. Lula está com 44% de aprovação e 53% de desaprovação.
Desvio de emendas parlamentares
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu o pagamento de R$ 4 bilhões em emendas parlamentares, a pedido do PSOL. A acusação é de falta de transparência. Não é de agora, mas a discussão veio à tona.
Arthur Lira discutiu o caso com os líderes, foi ao presidente da República, e está indignado pois os parlamentares iam receber emendas liberadas em prol de seus próprios interesses. O valor de R$ 4 bilhões, em geral, iria para prefeituras de prefeitos “amigos”.
Nesta semana, ex-vice-prefeitos, autoridades municipais, e até um agente da Polícia Federal, foram presos em Operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares. Neste caso, a emenda não cumpre sua finalidade, mas é encaminhada para reserva e eleição. Ou seja, vai para o bolso de muita gente e, se o advogado é bom, o processo acaba na Justiça Eleitoral quando deveria ir para a Justiça Criminal.
Conteúdo editado por: Aline Menezes