Produtores de soja do Brasil inteiro, que estão votando no Conselho Fiscal da Aprosoja, estão dando exemplo principalmente para a Justiça Eleitoral. Eles estão usando a urna eletrônica com a confirmação do voto em um papel impresso ao lado e que é depositado em uma urna para garantir a autenticidade dos resultados que vierem via digital.
Além disso, eles estão dispostos a aconselhar que o Brasil inteiro use o sistema deles porque consideram confiável, seguro e tem funcionado nas últimas votações da associação.
Investigação da pandemia
Os senadores americanos estão investigando diversos assuntos ligados à pandemia. Acho que eles vão fundo e vão revelar coisas que foram omitidas ou falsificadas. Inclusive, falam em fraude acadêmica.
Muita coisa que era vermelha vai virar azul, muita coisa que era norte vai virar sul e muita coisa que era certa vai virar mentira. O objetivo é explicar tudo com muita presteza. Cada vez mais aparecem indícios de coisas que precisam ser explicadas de alto a baixo.
Fico imaginando se os senadores da CPI da Covid estão atentos ao Senado americano, senão eles ficam em uma bolha que já não é mais o mundo real (ou melhor, a realidade que esses parlamentares criaram).
A narrativa dos senadores brasileiros está sendo desfeita por iniciativa de alguns corajosos senadores dos Estados Unidos.
Número de participantes da motociata
Os números que divulgaram a respeito da motociata a favor do governo Bolsonaro de ambos os lados foram absurdos. Uns falam em mais de 1,3 milhão de motos, o que seria incrível e, portanto, é impossível acreditar. Mas houve quem falasse em 12 mil motos, o que também é impossível de acreditar.
Eu conversei com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que participou do ato pilotando uma moto. Ele me disse que quando fez a volta em Jundiaí, os que estavam voltando ainda encontravam os que ainda estavam indo.
Também disse que o ex-piloto Nelson Piquet estava ao lado dele e calculou que esse trajeto dava uns 50 quilômetros. Por isso, o ministro Tarcísio acha que tinha 120 mil motos. Acho que esse é um número razoável.
Nota do editor: A Polícia Militar de São Paulo estimou a presença de 12 mil motocicletas no evento, enquanto o sistema de pedágio da rodovia dos Bandeirantes registrou a passagem de 6.661 veículos no km 30 no mesmo horário da motociata, por volta das 11 horas.
Mortes por doenças cardiovasculares
Em conversa, na segunda-feira (14), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ele demonstrou sua preocupação em seguir com a vacinação. Mas não se pode esquecer das outras outras doenças.
Eu disse para ele que ia consultar o site da transparência do registro civil dos cartórios que registra todas as mortes e separa por causas também. Em 2019, a soma de todas as doenças cardiorrespiratórias mataram 603 mil brasileiros.
No ano seguinte foram menos óbitos. Mas o normal seria que esse número crescesse porque a população também cresce. No entanto, essa soma alcançou 592 mil pessoas. Neste ano já foram 250 mil.
São doenças do coração e pulmonares não ligadas à Covid-19. Desde que existe o coronavírus, o total de mortes de doenças cardiorrespiratórias está em 842 mil (soma de 2020 e 2021).
Isso mostra que nós temos outras doenças importantes que também matam muitos brasileiros e que podem ser prevenidas e tratadas. Mas eu fico pensando que precisamos nos atentar ao tratamento dessas doenças. Não podemos ficar assustados. O Brasil precisa estar prevenido para todas as doenças.